Procura-se Um Homem

Meditação do dia 19/09/2015

Jz 10.18Então o povo e os príncipes de Gileade disseram uns aos outros: Quem será o homem que começará a pelejar contra os filhos de Amom? Ele será por cabeça de todos os moradores de Gileade.”

Procura-se um homem – No Éden havia um homem lá, mas Deus teve que procurá-lo porque ele estava fugindo e se escondendo tanto de seus próprios atos, quando das suas responsabilidades. Deus o procurava para restaurá-lo e dar seguimento aos propósitos já iniciados e que eram eternos. Claro, aquele homem não entendia e preferiu fugir. Na época do dilúvio, também Deus procurou um homem e achou Noé e as coisas deram certas, ele se salvou e trouxe consigo os desígnios de Deus. Deus procurou Abraão para estabelecer uma aliança eterna e criar uma nação, por meio de quem ele levaria sua mensagem a todos os povos via famílias. Procurou Moisés no palácio de Faraó; procurou Josué, Gideão, Saul, Davi, José, João Batista, Pedro, Paulo, Agostinho, Calvino, Lutero, Jason, você…. Sempre que algo precisa ser feito, Deus procura um homem, muitas dessas vezes, o Senhor pessoalmente se encarregou de buscar e encontrar uma pessoa; em tantas outras, as circunstancias levaram as pessoas perceberam a necessidade e procurarem as soluções. Sempre a um homem, uma pessoa envolvida na solução promovida por Deus. Ainda que alguns não entendam ou não levem tão à sério, mas verdades espirituais existem e são como leis da natureza, elas funcionam. Vejamos por exemplo uma citação no Salmo 115, que afirma: “Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.” (Sl 115.16). Deus deu a terra aos humanos, a terra é nossa, então é nossa obrigação e função cuidar dela e sempre que é necessário uma intervenção divina, para cuidar de situações aqui, Deus o faz através de homens, Até a salvação, em Cristo Jesus, ele teve que se tornar homem, se encarnar e nascer como nasce todos os homens, para poder interferir na história dos homens. Você já tinha alguma noção por que na Bíblia tem longas listas de genealogias? Exatamente para provar origem e especialmente a de Jesus. Na texto de hoje, o pecado e o desprezo do povo pelo culto a Deus, com quem eles haviam entrado em aliança, levou-os novamente a opressão e escravidão, até o ponto deles não suportarem mais. Isso é repetido nem sei quantas vezes na história humana. As pessoas são criadas por Deus, sustentadas, abençoadas, e presenteadas com habilidades e capacidades e bens maravilhosos e logo se envaidecem e se tornam arrogantes e negam a existência, quando não a presença de Deus nas suas vidas e vão viver “livres” de Deus, mas escravizados aos seus pecados, vícios e tiranias de seus parceiros de ideologias, até….quando não aguentam mais e clamam a Deus por livramento. É quando se faz necessário um homem, uma pessoa com coragem e determinação de lutar e destruir jugos e correntes. O pecado escraviza e não existe escravidão boa! O mal engana e ilude até que a vítima esteja enredada. Já ouviu o provérbio popular dos antigos que dizia: “Vassoura nova, varre que é uma beleza!” No começo, tudo são flores, até a verdadeira face se revela. Quem será a pessoa, que se levantará para ser instrumento de bênção na sua vez? Quem aceita a vocação, normalmente pega a casa todo desarrumada e é por ali que começa o ministério! Como está as coisas ao seu redor? Quem sabe, é a sua vez!

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s