Rei e Vice-Rei

Meditação do dia 27/10/2015

I Sm 23.17 “E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe.”

O Rei e o Vice-rei – O rei Salomão, que foi rei de Israel, filho e sucessor de Davi, foi o homem mais sábio que pintou no planeta terra. Um homem com um currículo desses, precisa e merece ser ouvido; E quem fez essa afirmação e o colocou nessa posição privilegiada, foi o próprio Senhor Deus. Num de seus escritos, registrados no livro de Provérbios, ele disse assim: “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua” (Pv 16.1). Essa verdade, é eterna e vale para todos os tempos, até para nós hoje. Podemos fazer planos e projetos, e devemos fazer, mas a confirmação deles vem de Deus. Nosso conhecimento do futuro e suas possibilidades, são muito limitadas, então, nem sempre um bom plano, é garantia de sucesso ou mesmo dele acontecer. Davi sabia que seria rei, porque fora ungido e separado pelo profeta Samuel sob ordem direta de Deus. Mais tempo, menos tempo, ele ascenderia ao trono da nação. Jônatas, era o príncipe herdeiro do mesmo trono, isso do ponto de vista da hereditariedade. Mas o rei Saul, que fora colocado por Deus, também fora deposto por Deus, ainda o rei de fato, mas não de direito; um novo rei já estava sendo preparado para cumprir aquela função, uma vez que Saul não fora fiel e não se dispôs a obedecer a Palavra de Deus. O profeta Daniel, anos bem à frente, fez uma declaração sobre a autoridade de Deus em intervir nos governos humanos, ele afirmou o seguinte: “E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos” (Dn 2.21). Deus estabelece e remove reis. Isso vale literalmente, como também figuradamente – Literalmente Deus tem o poder de intervir e estabelecer governos e destituí-los sem violar suas leis e nem os das nações, que são oriundas dele mesmo. Figuradamente, reis simbolizam pessoas e ou instituições em situações de poder e liderança. É por isso que existem igrejas e ministérios que existem de fato, mas não de direito em termos espirituais; Deus já removeu deles o direito de o representar. Numa das cartas de Apocalipse Jesus citou uma em que se eles não se arrependessem e mudassem de vida, ele a removeria. Que bom que servimos ao Rei dos reis e ao Senhor dos senhores! Ele dispõe de nossas vidas e ministérios, e o importante é que nossos planos sejam confirmados por Ele. Jônatas, reconhecia que seu pai havia perdido o trono, mas que ele seria um vice-rei de muita valia para Davi e humanamente falando, é muito provável que Davi o confirmasse, tanto pela lealdade quanto pela competência de seu amigo. Mas isso, é uma história que não se confirmou!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s