Lidando com tragédias

Meditação do dia 21/01/2016

1 Cr 7.21 “…Ezer e Eleade, filhos de Efraim, foram mortos por homens da cidade de Gate, quando tentavam roubar os rebanhos deles…”

Lidando com tragédias – Todos nós temos que enfrentar situações delicadas na vida, que nem sempre gostaríamos; mas as tragédias e a violência, pode sim chegar na porta de cristãos e pessoas piedosas. Precisamos lidar com isso com a nossa fé e esperança em Cristo; por mais difícil que se pareça. E nada disso anula a fidelidade e o amor de Deus para conosco. Veja bem, nos dias que os filhos de Jacó foram para o Egito à convite de José, que era o primeiro ministro, eles receberam permissão de Faraó e foram estabelecidos em propriedades com vocação para a pecuária; e nesses dias, ladrões de gado cananeus, foram até lá para roubar gado e numa dessas investidas, mataram dois filhos de Efraim, um dos filhos de José. O contexto imediato, afirma que Efraim, chorou e sofreu muito pela morte dos filhos. É perfeitamente bem claro, que qualquer pai sofreria e o luto foi longo e dolorido. O conjunto todo, nos faz refletir e fazer um paralelo com situações que experimentamos. Efraim, nascido ali no Egito, recebera a companhia do avô, tios e primos, que ele não tinha conhecimento; foi inserido na herança e na bênção familiar como era tradição para os hebreus e estava cuidando de sua propriedade, trabalhando na construção de seu futuro e dos sonhos da tribo. Seus filhos eram os herdeiros de todo um legado e de repente são mortos, dois, no mesmo dia, num assalto por bandidos ladrões de gado. Quantas perguntas devem ter vindo na cabeça de um pai como ele. Como pastor, de quando em vez, temos que ajudar famílias queridas, que são abatidas por notícias ruins e tragédias, como doenças terminais, acidentes e outras semelhantes. Tenho muitos pastores amigos, que trabalham e lidam nas grandes cidades, e em suas comunidades também acontecem coisas doloridas. A poucos tempos, perdemos famílias pastorais preciosas em Rondonia, no ano passado, no Tocantins perdemos um pastor, policial militar de forma trafica. Perdi um sobrinho recentemente, jovem pai, servia no Corpo de bombeiros em Goiania, num acidente estúpido de moto. Em quinze de novembro de 2015, no dia do término da campanha de 40 dias de oração e jejum, perdemos uma irmã preciosa, jovem senhora, duas filhas pequenas, vencida por um câncer, o esposo, recém ordenado ao ministério. E… e….. Nesses momentos, dependemos inteiramente da graça e bondade de Deus e precisamos continuar e consolar os outros que em situações assim, precisam de um abraço e um conforto de quem sabe da dor que está sentindo. Lidar com fé e disposição de não se entregar à tristeza e à depressão; mas buscar ajuda onde ela realmente existe. Por favor, não sofra sozinho, compartilhe sua carga com amigos, familiares e irmãos de fé; é para isso que existe o corpo de Cristo!

Deus de toda consolação, que em Cristo nos aceitou em sua família e cuida de todos nós e suporta os nossos fardos e dores. Oro a ti, em favor dos meus irmãos e amigos que sofreram perdas consideráveis, e estão curtindo uma dor no coração, que parece não ter fim! O Senhor sabe, porque passou por isso, ao ver o seu filho amado sendo morto naquela cruz, inocente, pelas nossas culpas e pecados. Socorre, Pai, com consolação do Espírito Santo, abraçando e trazendo no colo, cada um em situação de angústia e dor. Peço, por eles, benção de conforto e consolo, agora e todos os dias e que aprendam os caminhos do Senhor para crescerem na tua graça e abençoarem outras vidas, com a mesma consolação que receberam de ti. Em nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s