Conselhos Demais e Respeito de Menos

Meditação do dia 27/01/2016

1 Cr 13.12 “E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?”

Conselhos demais e respeito de menos – Por antecipação, quero dizer que pelo temor do Senhor e pelo respeito à pessoa e à história do rei Davi, não estou escrevendo isso para criticar essa amado que é tão importante nas Escrituras Sagradas. Meu desejo é estudar a situação e o ocorrido, onde houve falhas no planejamento e resultou em dor e lamentação; mas também produziu uma grande experiência de conhecer realmente a Deus, pois aquele dia, Davi subiu um degrau no conceito que mantinha de Deus. A questão todo foi motivada pelo entusiasmo e alegria de ver muitas coisas boas acontecendo e bênçãos sucedendo e o favor de Deus presente em todas as instancias. Eles reuniram todas as lideranças nacionais numa consulta sobre a idéia de transportar a Arca da Aliança, para a capital. Todos, unanimidade, aprovaram, aconselharam e fecharam o acordo e ninguém, parece que nem mesmo os sacerdotes, que eram os responsáveis pela guarda e transporte dos artigos sacros da culto, se opuseram a forma de transporte, que na verdade feria os preceitos de como ele deveria ser conduzida e todos sabiam disso. Essa multidão, que o texto descreve, acabou servindo de testemunho da seriedade com que Deus lida com suas coisas. Assim como a ira do home não opera justiça divina, (Tg 1.20); assim também o entusiasmo e a euforia coletiva, não anula a retidão e justiça de Deus. A voz do povo definitivamente não é a voz de Deus! A Arca só poderia ser transportada nos ombros de quatro sacerdotes levitas (como um andor que vemos nas procissões Brasil a fora). Alguém quis inovar e fizeram um “carro novo” (carro de boi); Como diz o provérbio brasileiro: “De boas intenções o inferno está cheio.” Quiseram ofertar algo para Deus, inventado da própria cabeça, sobrepondo uma ordem divina já existente que regulamentava aquilo. Não é porque alguém quer dar algo para Deus, com boa intenção, que Deus tem que receber, se existe ensinamento regulando aquilo. Davi aprendeu da maneira mais dolorosa possível que Deus deve ser temido, venerado e obedecido. Aprendamos que ninguém desobedece a Deus e fica impune! Não é sem razão que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” (Pv 1.7).

Senhor, o meu coração se derrama diante de ti, pelo temor que te é devido a minha alma busca abrigo nos teus princípios. Obrigado pelo olhar misericordioso para comigo e para com os teus filhos, bem como todos os que respeitam e temem o teu nome. Buscamos sabedoria para não inventarmos nada que contradiga a tua santa Palavra, que é a expressão da tua vontade. Que hoje seja um dia propício para te conhecer melhor e assim amar e servir com humildade e obediencia. Em nome de Jesus, Amém!

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s