Um Coração Preparado

Meditação do dia 26/03/2016

Ed 7.10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.”

 Um coração preparado – Este é um daqueles textos da Bíblia que me fascinam. Sem falar que um dos personagens bíblicos que muito me inspiram e me serve de modelo, é este sacerdote chamado Esdras. Quando a própria Bíblia registra algo como: “era escriba hábil na lei de Moisés” (Ed 7.6), já é motivo suficiente para saber que o homem era bom mesmo naquilo que se propunha fazer. Gosto muito de uma chave de sabedoria que afirma, que devemos estar preparados para o lugar para onde vamos, e não onde estamos. Muitas pessoas falham, fracassam e perdem a oportunidade do sucesso, exatamente porque se preparam apenas para manter o que já está conquistado e controlado, vivendo como se não houvesse maiores oportunidades ou se não pudessem aperfeiçoar ainda mais algo que já é bom. Esdras era sacerdote e ensinava o povo que estava exilado na Babilonia; provavelmente era uma sinagoga de menor importância, com pessoas acomodadas à condição em que viviam e muitos já tinham se adaptado a vida de exilado e nem mesmo tinham pretensões de voltar para sua pátria. Mas Esdras preparava o seu coração para algo maior e mais importante. Estando pronto, quando a porta se abre, é só entrar! Foi assim que ele foi convocado a voltar e recebeu autoridade da parte do rei para implantar um trabalho de grande dimensão e responsabilidade. Me permita uma autocrítica e a meus parceiros de ministério pastoral, que quase sempre que ouvimos um colega ministrar a nós, ficamos muito mais entusiasmado com a possibilidade de reproduzir aquele sermão, estudo ou meditação, do que propriamente em abrir o coração e beber, saborear e nutrir nosso espírito. Mas pastores e líderes também precisam se alimentar, precisam buscar conhecimento e fortalecimento para si mesmo e não apenas para desempenhar um trabalho pastoral junto ao rebanho. Veja que Esdras: 1. Tinha preparado o seu coração – A idéia é de cultivo, não se inicia uma plantação visando colheita, sem primeiro preparar o solo, tirando as pedras, os entulhos, as ervas daninhas e outras plantas que farão sombra e ou concorrerão com a que será semeada. 2. …para buscar a Lei do Senhor – Esdras não apenas um leitor ou estudioso da lei, consumidor; ele queria receber conhecimento, ter experiências que fizesse sentido na sua pessoal. 3. Para cumprir – para ele não servia aquele máxima de “faça o que digo, mas não faça o que eu faço.” A lei do Senhor era para todos e isso incluía ele mesmo. 4. Para ensinar em Israel – Ensinar é diferente de passar informações, repetir discursos ou dar lições e correções. 5. Estatutos e juízos – Trata-se e normas e regulamentações, e prescrições aplicáveis com consequências de favor ou punição pela atitude de fazer ou não e até pela motivação de como se faz. Há práticas na Palavra de Deus, que o modo ou atitude de como se faz é tão importante quanto a própria prática.

 

Senhor, eu quero ter um coração íntegro e consagrado a ti, a exemplo de Esdras; O ensino e a prática da tua Palavra hoje é tão importante e necessária, quanto o era naqueles dias. O Senhor continua o mesmo, e para sempre o será, pois é assim que a tua Palavra declara. Permito ao teu santo Espírito que penetre fundo no meu coração para me auxiliar no cultivo de um coração puro e sensível a ti. Meu desejo é frutificar e abençoar muitas vidas, onde e quando o Senhor desejar e me ordenar. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s