Um Rio Diferente

Meditação do dia 18/07/2016

Sl 46.4 “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Um rio diferente – Este é um dos Salmos em que todos gostamos de ler e meditar, porque ele mostra a grandeza de Deus e o seu Senhorio absoluto, intimando-nos a sossegar e deixar com ele as demandas da guerra que o inimigo trava contra a verdade e condição de descanso em Deus. Particularmente, esse verso me chama a atenção a muitos anos, sempre que passo por ele fico contemplando o potencial de toda a verdade nele contida e que minha mente limitada não absorve de uma só vez, e graças a Deus por isso. Os Salmos são poemas, cânticos e como tais tem uma linguagem própria e a licença poética se faz presente e precisamos leva-la em consideração; mas ao mesmo tempo, estamos lidando com a Palavra de Deus, e com um autor sagrado, homem cheio do Espírito de Deus e com inspiração canônica para produzir Escrituras Sagradas. Em muitos dos Salmos, temos doutrinas relevantes, temos profecias messiânicas e até escatológicas. Então precisamos manter os olhos bem abertos, pois há muito o que aprender, até de onde não parece nada profundo. Literalmente, Jerusalém, a capital do império do Rei Davi, não tinha e não tem um rio, no máximo, pequenos riachos; então ele não estava falando nesse plano. Embora essa cidade fosse considerada por eles como “Cidade Santa, Cidade de Deus,” não parece muito que seja esse o sentido da sua expressão, pois até mesmo o Santuário, ou o Tabernáculo  só veio a estar sediado em Jerusalém, muitos depois do início do reinado de Davi em Jerusalém. Como estou pensando devocionalmente, me permitam me expressar mais livremente das conveniências doutrinárias, com responsabilidade é claro; As correntes, ou o fluir desse rio, produz alegria na cidade de Deus; uma cidade é um conjunto de casas, edifícios, habitações e nesse caso, esse rio produz alegria nesse cidade, que é também o santuário das moradas do Altíssimo. Não tenho nenhuma dúvida de que eu, você, somos os santuários, as moradas de Deus, conforme o ensinamento bíblico da Nova Aliança. Se conforme Paulo dizia, somos edifícios espirituais, “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2 Co 5.1); Creio que estamos liberados para acolher que esse rio diferente, que produz alegria, se trata do mover do Espírito Santo em nosso interior. Permita-me dizer que não estamos longe da promessa que o próprio Senhor Jesus fez numa festa em Jerusalém: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (Jo 7.37-39). Jesus já foi glorificado! Aleluia!

 

Querido Espírito Santo, precisamos muito da sua ajuda, da sua inspiração para compreendermos toda a grandeza das revelações contidas na Palavra de Deus. Reconhecemos a ti como um guia seguro e fiel, para nos conduzir à toda verdade e capacitar-nos com poder para sermos testemunhas do Senhor Jesus até os confins da terra. Consagramos nossas vidas, para sermos cheios de ti, em santidade e verdade; aceitamos que a alegria do Senhor é a nossa força. Abra os nossos olhos a nível espiritual para discernimento de verdades que ultrapassam a mera compreensão intelectual e os raciocínios humanos, pois temos a mente de Cristo e as coisas que ninguém jamais viu, ouviu ou imaginou no coração, estão reservados por Deus aos seus filhos e tais verdades já foram reveladas no nosso Espírito. Precisamos de ajuda, porque coisas espirituais, só podem ser discernidas espiritualmente. Obrigado pela ajuda e unção de alegria para esse dia. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s