Direi do Senhor

Meditação do dia 1º/09/2016

Sl 91.2 “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Direi do Senhor – “E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos” (2 Co 4.13). A confissão da fé é algo extremamente importante e determinante na vida do cristão. Não é sé crer, o confessar fortalece essa atitude interior e alimenta no espírito a verdade assimilada. Tiago usa uma expressão interessante e intrigante que também pode ser aplicada nesse contexto; ele fala do poder que a língua tem sobre a pessoa e os resultados extraordinários que ela pode produzir, tanto para construir, como para destruir. “Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia” (Tg 3.5). Ele usa proporções comparativas quase que absurdas para mostrar que tamanho não é documento; Um imenso navio é manobrado por um pequeno leme, um forte cavalo é dominado e contido por um pequeno freio e um incêndio de grandes proporções surge de uma minúscula fagulha. Se com ela podemos glorificar a Deus ou amaldiçoar os homens e funciona como uma fonte que jorra água doce e amarga; humanamente é indomável, afirma Tiago, mas se consagrada e a vida da pessoa for crucificada e cheia do Espírito Santo ela pode ser usada em santidade e justiça. Com um coração quebrantado e contrito, cheio da graça e da Palavra de Deus, ela irá proferir confissões construtivas, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio, afirma Jesus (Lc 6.45). Todos os cristãos, especialmente os de confissão evangélica, reconhecem que até mesmo no processo da Salvação oferecida pelo Evangelho em Cristo Jesus, a confissão falada, declarada com a boca é crucial e determinante, isso faz parte da teologia paulina. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm  10.9,10). Também reconhecemos que a salvação é um ato da graça de Deus, enquanto a vida cristã é um processo que se inicia com a conversão e novo nascimento e se estende até à glorificação final. “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Fp 3.20,21). O Salmista confessa sua fé não só no que Deus faz por ele, mas principalmente naquilo que Deus é para ele. É aí que eu me coloco nessa meditação; eu sei o que Davi, Abraão, Paulo e tantos outros criam e diziam sobre Deus; mas o que eu digo? Qual é a minha confissão diária, constante e permanente? Recitar textos, poemas e declarações dos outros é muito fácil e dá para se fazer até na “decoreba” maquinalmente. Levantar as mãos em público no meio da celebração dominical, com o microfone na mão diante das câmeras e holofotes, ao som suave de uma melodia entoada por músicos afinados e ensaiados é moleza! Estou pensando na segunda feira brava, na sexta feira negra, no fim de mês já sem grana e o crédito esgotado; estou pensando na hora da doença numa pessoa nova, fiel e devota; estou pensando no luto ou na tristeza de um acidente estúpido que colheu vidas produtivas em pleno início de carreira; estou pensando em ministério dedicado e espinhoso cujos resultados aparentes não estão surgindo… O que direi do Senhor? Com muito temor e certeza eu afirmo, que é essa confissão que faz diferença…. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.Aqui não é uma citação do Sl 91, mas a da Jason, a do José, a da Maria, a sua…

Pai, tudo o que eu quero e preciso hoje, é estar debaixo das tuas asas, no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente… em nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s