O Senhor do Meu Senhor

Meditação do dia 20/09/2016

Sl 110.1 “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

 O Senhor do meu Senhor – As Palavras utilizadas aqui para “Senhor” são respectivamente Yahweh e Adonai – Utilizamos em português as traduções de “Jeová” e “Senhor.” Este é um salmo profético messiânico, pois literalmente essas expressões jamais ocorreriam na literatura hebraica. Ao pé da letra, estaria dito que “Deus disse para Davi…” Essa palavra todavia só era utilizada para “Senhor, como Deus,” Não um homem e posição de autoridade, ainda que Rei, como seria o caso de Davi. Profeticamente por inspiração do Espírito Santo, Davi reconhece a divindade de Cristo, como filho de Deus. A teologia hebraica da Antiga Aliança, não reconheceria Deus como sendo uma Trindade em Triunidade como entendemos e se revela nas páginas do Novo Testamento. Para um israelita, mesmo como Davi, a expressão que Deus era único, se aplicava literalmente. Nenhum outro ser, receberia tal atribuição divina. Hoje, cremos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são igualmente Deus em perfeita unidade e natureza, se relacionando com a criação e operando juntos na obra da redenção e da restauração de todas as coisas. Um dos pais da igreja, disse que tentar compreender Deus como trindade por meios racionais não é conveniente e fez uso de uma frase que ficou notória: “Aceitar isso racionalmente, perderás a cabeça; se rejeitar, perderás a alma!” Jesus executou toda a obra necessária para a redenção ficar consumada e disponível aos pecadores e à criação; então retornou aos céus, onde se encontra assentado à direita de Deus Pai, até que todo esse processo se desenvolva completamente. Antes de voltar à casa do Pai, ele disse aos seus discípulos: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18). Isso confere perfeitamente com os ensinos posteriores apostólicos, como citado por Pedro, nos primeiros dias da igreja em Jerusalém: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). Também descrito na carta aos Filipenses: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11). Ao final, já está escrito que Jesus retornará o poder e a autoridade ao Pai. “Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (I Co 15.24,28). Amém, no céu e na Eternidade existe ordem e submissão perfeitas, sem imposições e reivindicações de status e grandeza. O Deus Trino a quem adoramos e servimos é o mais perfeito e melhor modelo de comunidade que pode existir. É daí que vem o princípio da unidade do corpo de Cristo e da comunhão dos santos. Precisamos trabalhar por isso, aqui, literalmente as palavras de João Batista precisam fazer sentido em nossas vidas diariamente: “Importa que Ele cresça e que diminua eu!” (Jo 3.30).

O que diz o Senhor ao teu servo? Fala, Senhor, que o teu servo ouve! Preciso disso, para o conforto da minha alma e o alimento do meu espírito. Senhor Jesus, reafirmo diante de ti a minha entrega e consagração do que sou e do que tenho, para estar plenamente debaixo do teu senhorio. Ao Pai, toda honra, glória e louvor pelos seus grandes feitos e tão grande salvação dada a nós na pessoa de seu amado filho. Querido Espírito Santo, sempre bem-vindo a minha vida e aceito a sua direção sábia e amorosa. Inspira-nos todos os dias a vivermos de tal forma que o nosso Deus seja sempre honrado. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s