Bom Entendimento

Meditação do dia 21/09/2016

Sl 111.10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

 Bom entendimento – “Manda quem pode, obedece quem tem juízo!” Se isso é válido para o mundo dos negócios e de chefia, imagina o quanto isso não deveria ser levado à sério em nosso relacionamento com Deus! Se bem que o relacionamento humano com
Deus, acontece em nível diferente dos relacionamentos humanos com outros humanos. Cá entre nós, está baseado em afinidade, autoridade, dependência e necessidades. Já o relacionamento com Deus se baseia na condição da pessoa diante dele; Todos são suas criaturas e assim ele tem um cuidado preservador e sustentador, que se faz disponível a tudo e a todos indistintamente. Quando a pessoa se coloca na condição de filho pela adoção proposta em Cristo Jesus na redenção, isso então torna essa relação mais próxima e deriva da comunhão. Os filhos tem acesso direto não só à sala do trono, como à presença do Senhor, sem intermediários. Pela natureza de quem Deus é, Temê-lo é absolutamente necessário e imprescindível, devido a natureza e condição humana. Não utilizo temer, no sentido de ter medo, de forma negativa; mas um respeito reverente e piedoso, próprio e devido unicamente a Deus. Essa reverencia santa é profundamente didática e educativa, disciplinadora; ela conduzi a pessoa a uma condição de adquirir uma sabedoria que nem mesmo é essa sabedoria corriqueira e presente na vida de tantas pessoas. Tiago fala sobre isso de uma forma muito interessante, atrativa para nós: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tg 3.17). Leia novamente esse versículo e preste atenção nas qualidades dessa sabedoria; temos que convir que não encontramos usualmente muitas pessoas com tais características em uso no dia a dia. Outra informação preciosa no texto de hoje é que quem obedece os mandamentos de Deus revelam bom entendimento. Não somos muito dados a obediencia e nem mesmo gostamos desse termo; ele passa uma idéia de que só inferiores e subalternos obedecem; bom mesmo é estar por cima, dar as cartas e mostrar quem é que pode! Mesmo tendo em vista os mandamentos de Deus, o ser humano não quer levar isso como positivo para sua vida. Mas quem adquiriu a sabedoria espiritual no seu relacionamento reverente e piedoso, sabe que obedecer é melhor do que sacrificar. Ao invés de limitar, os preceitos de Deus protege e produzem segurança interior e oportunidade de bem utilizar a capacidade criativa de cada um. Obedecer a Deus não é fraqueza e nem falta de opção, ao contrário, é uma boa opção, é o exercício livre da nossa vontade com finalidades salutares.

Graças te damos Senhor, por tua presença majestosa e transformadora, disponível a todos os que se aproximam de ti e com disposição de temor e humildade. Obrigado  por se revelar grandioso e ao mesmo tempo acessível a nós, pecadores e limitados. Obrigado pelo perdão e misericórdia para com nossas fraquezas. Que hoje seja um dia de temer ao Senhor e aprender com a sabedoria dos céus. Em nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s