A Mulher Sábia

Meditação do dia 13/11/2016

Pv 14.1 “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.

 A mulher sábia – Há certas peculiaridades na vida que deixam a gente intrigado e buscando explicações e nem sempre encontramos as razões. No capítulo 25 do Primeiro Livro de Samuel, está o registro da história de um casal que sempre me deixou pensativo ao ler a história deles descrita apenas nesse texto. Eles entraram para a história por cruzarem o caminho do Rei Davi, antes dele assumir o trono de Israel e quando vivia fugindo e se escondendo do rei Saul. O casal, Nabal e Abigail, eram fazendeiros era ricos e da mesma tribo de Davi. A curta descrição registra que Nabal era homem duro e maligno em todo o seu trato; enquanto que Abigail era sensata e formosa (1 Sm 25.3). Eu sempre me pergunto: Como uma moça bonita e sensata, se casa com um rapaz casca grossa e maligno? Confesso que não tenho a resposta, e a história continua mostrando casos assim, onde casais são formados por mulheres que são verdadeiras santas de Deus, sábias, prudentes, criativas, de oração e fé e com maridos que só o sangue do Cordeiro! Mas graças a Deus por essas piedosas mulheres que fazem da sabedoria a sua força e elas conseguem lidar com as situações mais complexas e crises produzidas por seus maridos duros de coração, alheios à fé, oponentes da Palavra de Deus e aversos à qualquer tentativa de aproximação por parte de pessoas que poderiam servir de influencias saudáveis. Quantas destas valentes de Deus, vencem suas batalhas na oração aos pés de Jesus até verem eles convertidos e tratados por Deus e com isso liberando-as para servirem com mais determinação e firmeza no testemunho de vida. Acredito que Abigail é uma espécie da verdade encarnada dessa descrição de Provérbios 14.1. Mesmo vivendo e lidando diariamente ao lado de um poço de amargura, ressentimento e maldades, ela conseguia se manter serena e sensível ao amor de Deus e com disposição de ajudar o próximo, a tal ponto que ela consegue ouvir e discernir a vontade de Deus. As mulheres cristãs que conhecem bem a Palavra de Deus, não se sentem ameaçadas por machismo, preconceitos e idéias recalcadas de que elas são inferiores ou em posição de subserviência cultural. Abigail tomou decisão de uma dona de casa que tem autoridade para decidir coisas importantes quando o marido está de porre e sem condições de agir e responder uma emergência beneficente. Ela não fez nada escondido e nem camuflado, disfarçado. No dia seguinte quando ele já estava sóbrio ela o colocou à parte de tudo que acontecera e a reação dele foi a esperada, ficou ainda mais duro do que já era (25.36-38). Nabal morreu e Abigail veio a se casar novamente e ser rainha de Israel. Como diz Pv 22.11: “O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei.” A mulher sábia, por essa condição ela consegue ter um coração puro e palavras agradáveis de forma que consegue manter o equilíbrio do lar e assim manter a família à salvo, a despeito de tudo o que vem de adverso. Aos meus amigos e irmãos, que reconhecem que Deus lhe deu uma mulher sábia por companheira, valorize-a e lhe dê a devida honra e valor. Aos queridos casacas grossas que se gabam de que “aqui o jogo é bruto…” que tal se abrirem para uma ação poderosa e transformadora do Espírito Santo em suas vidas. Se uma mulher sábia edifica o seu lar e faz tantas coisas maravilhosas, imagine o que não aconteceria numa parceria com um homem tratável, cheio do Espírito e um vaso de bênção?

Obrigado Senhor, pelas maravilhosas pessoas sábias que tens colocado em nossas vidas. Como cristãos sabemos que elas tem um papel muito importante na edificação de nossos lares e na estruturação da fé dos nossos filhos. Graças, pela sensibilidade que elas tem e conseguem discernir os tempos e as horas de falar e fazerem as coisas. Abençoe ricamente a cada uma das tuas filhas que se esforçam para serem essa pessoa descrita neste texto da tua Palavra que meditamos hoje. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s