A Ilusão nos Sonhos

Meditação do dia 17/01/2017

 Is 29.8“Será também como o faminto que sonha que está a comer, mas, acordando, sente-se vazio; ou como o sequioso que sonha que está a beber, mas, acordando, sente-se desfalecido e sedento; assim será toda a multidão das nações que pelejarem contra o monte Sião.

 A ilusão nos sonhos – Não sou perito em interpretação de sonhos, como o foi José, lá no Egito ou Daniel, na Babilonia; aliás, estou fora desta lista e não sou nada místico em atribuir significados a todo sonho ou a qualquer sonho; mas reconheço que é um meio bem natural no qual Deus comunica com seus filhos ou com quem ele queira revelar algo. Costumo prestar atenção e estudar as possibilidades de aprender com situações similares ou ligadas aos sonhos. Algumas coisas que já constatei e não deixa de ser interessantes: Sonhamos sempre no nosso idioma, mesmo que no sonho se esteja no exterior ou com pessoas que falam outros idiomas. Para sonhar num outro idioma, é necessário dominar muito bem essa língua, de tal forma que até inconsciente, ou no subconsciente se lide naturalmente numa língua não nativa. As comidas e bebidas nos sonhos parecem muito apetitosas e bonitas, cheirosas, mas na verdade não se tem paladar, gosto e nem cheiro ao degustar qualquer coisa no sonho. Parece que antes desta minhas percepções, o profeta Isaías já transmitiu isso direto de Deus, afirmando que o faminto come bastante no sonho, mas quando acorda fica decepcionado, pois continua faminto e o sedento, sonho bebendo aquela água mineral, estupidamente gelada e quando acorda, está com a garganta seca e a sede continua ali e maior ainda… era só um sonho! Até dizemos que sonhar não custa nada, pode sonhar que é rico, que é lindo, famoso, mora em… mas quando acordar, volta tudo ao normal. Já aprendi também que alguns elementos nos sonhos são constantes variando nos detalhes circunstanciais, por exemplo: Água, sonhar com aguas – bom ou ruim tem a ver com estarem limpas ou sujas, calmas ou turbulentas, trazem bons sentimentos ou amedrontam, assustam e são perigosas. Sonhar com anjos, demônios, aparições que dão sensações de ser ou não do bem ou do mal – é bem constante a forma de discernir os bons dos ruins pela sensação de suas presenças, os bons trazem paz, segurança e confiança, os do mal nos deixa inquietos, desconfiados, temerosos ou suspeitando desde o início e quase sempre se deve prestar atenção em detalhes e pormenores, os do mal sempre tem algum traço ou aspecto negativo, deficiente, sujo, faltando alguma coisa ou membro; estes detalhes fazem diferença no resultado final. Espero que estas minhas percepções ajudem, mas lembrem-se que isso não é um manual, não é bíblico e nem canonizado, e também de pessoa para pessoa há um modo como Deus trata e como ele se revela, sua comunhão e intimidade é seu guia mais seguro. Voltando ao texto de hoje, Deus usou essa ilustração para se referir ao “sonho” que muitos povos, nações e conquistadores tem de atacar o povo de Deus e varrê-los do mapa, alguns até hoje não escondem esse desejo e o falam publicamente ao vivo e à cores… Então Deus diz: “Vai sonhando…” Lembra do que o Senhor disse sobre isso já no chamado de Abraão; “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem…” (Gn 12.3).

Eu sonho com a redenção do povo de Deus, com a glória do reino de Deus, estou entre os que oram e abençoam, eu creio no poder da bênção.

 

Senhor, obrigado por nos dar sonhos, no coração e na vida e poder também partilhar dos teus sonhos. Abençoe-nos e dá-nos o discernimento para conhecer e experimentar o melhor de ti para nós, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s