Saber Mas Não Querer

Meditação do dia 19/01/2017

 Is 30.8“Porque assim diz o Senhor Deus, o santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não quisestes.

 Saber mas não querer – Desde que me entendo por gente eu ouço as pessoas dizerem: “Se Deus quiser!” Na verdade isso é um tipo de mantra, ou mesmo uma resposta automática do que socialmente se espera que “cristão” responda. Nossa cultura não é fatalista, como por exemplo a islâmica o é. Se Alá quer, acontece, se ele não quer, não acontece, ninguém escolhe ou determina nada. Não pensamos assim, estamos mais para “faça a tua parte que eu te ajudarei!” Hoje, nem mesmo dá para culpar o Pós-Modernismo por todo o relativismo que vemos adotado. Não havendo mais absolutos, como Deus, igreja, fé, verdade, autoridade, tudo está disponível ao sabor de cada um, a minha verdade é tão boa quanto a sua. Corre-se mais em função da satisfação e gratificação pessoal, do que por fundamentos estáveis e resultados duradouros. Ninguém fica preso a nada e a ninguém, pois o importante e o que interessa e estar bem e feliz; ainda que isso traga prejuízos para outros. Estou dizendo isso, porque a atitude humana de fazer escolhas ruins, mesmo sabendo e podendo fazer escolhas melhores, não é coisa atual, mas tão antiga quanto o próprio homem. À começar por Adão, a lista chega até Jason, passando por séculos e séculos de escolhas como essas que o profeta Isaías aponta. Se converter, significa reconhecer o caminho em que se está, como errado, ou não o melhor é mudar de direção, para um revelado como seguro. Mas é comum ouvir pessoas admitindo que sabem que estão no caminho errado, sabem que existem alternativas melhores, mas justificam continuarem ali, pela satisfação momentânea ou por já estarem acostumadas e por estarem assim a tanto tempo, não compensa mais fazer uma mudança agora. Ninguém quer se perder, mas admitem viverem perigosamente e risco sempre iminente de destruição. Depois de tempos de lutas e conquistas, chega o momento de aquietar, sossegar e desfrutar do que se adquiriu; mas uma insatisfação interior move as pessoas para nunca estarem felizes, satisfeitas com o que conseguem e muitos nesta busca desenfreadas acabam perdendo parte quando não, tudo o que penosamente conseguiram por esforços de anos de trabalho. Por que tantas pessoas caem nos golpes e ofertas mirabolantes de lucros e milagres financeiros? Ganancia, usura, vontade de se ter mais de modo mais rápido, mas fácil do que é realidade. Gente, números são números, não existe milagre financeira, como dizem no mundo dos negócios, “não existe almoço grátis,” alguém sempre paga a conta. Corra de promoções boas demais, ganhos fáceis demais, tudo que for  fácil demais, evite. O modo divino de nos cuidar, abençoar, prosperar é pelo nosso trabalho, pela boa administração, boa mordomia e fidelidade, honestidade e generosidade. Descanse no Senhor, na bênção que ele já te deu e você conseguiu de fontes limpas, honestas e justas.

 

Pai, obrigado por se importar conosco e ser a nossa fonte de segurança e paz interior. Faz parte de tuas promessas suprir para nós o necessário e o suficiente para cada dia, e isso não tem faltado aos teus servos. Obrigado, pela generosidade de nos fazer abundar em tudo podermos também abençoar outros que necessitam mais do que nós. Em nome de Jesus. Amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s