Quem Protege a Cidade?

Meditação do dia 26/01/2017

 Is 37.35 Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.

 Quem protege a cidade? – O modo de vida ocidental secularizado, laico e independente, criou em nós uma resistência mental para verdades espirituais que eram muito bem aceitas e respeitadas no povo de Deus nos tempos passados. Hoje nós temos que “se virar nos 30” para garantirmos os nossos direitos adquiridos e fazer valer a tese de que Deus é coisa para domingo à noite e na igreja e o mais, é nós mesmos, com nossas habilidades e recursos. Nos Salmos o salmista afirma sem nenhum problema, mesmo sendo ele o rei: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Sl 127.1). Eles cultivavam uma fé piedosa e dependente dos cuidados de Deus e faziam a parte deles também; havia guardas fazendo rondas ostensivas, havia guardas nas muralhas e guaritas, nas portas de acesso à cidade e tudo o que manual de segurança indicaria como sendo necessário; mas quem realmente guardava e protegia a cidade era Deus. Evidencia dessa fé e dessa prática, é essa invasão pretendida pelo rei da Assíria, que vinha conquistando todos os reinos e nações no caminho até chegar a terra dos hebreus e já mandou um embaixador casca grossa avisar que eles seriam o próximo país a cair sob seu domínio e que não adiantaria confiar em Deus, pois deus nenhuma era suficiente para segurá-los. Na resposta dada por Deus através do profeta Isaías, ao rei Ezequias, veio essa mensagem que estamos lendo hoje, Deus assumiu a briga que o embaixador assírio trouxe para as portas de Sião. Deus se encarregou de proteger a cidade devido ao pacto que ele tinha com Davi, e também de honrar seu santo nome, que estava sendo pisoteado e infamado desrespeitosamente. E tal qual Deus disse, assim aconteceu, o rei se viu enroscado em episódios inexplicáveis de perder todo o seu exército numa noite, sem ninguém fazer nada e ele teve que voltar para casa e morrer de forma traiçoeira dentro de casa. Quem realmente é capaz de guardar nossas vidas, nossas famílias e nossas cidades? Provavelmente nunca tivemos tantos sistemas de segurança ativados, e nunca vimos tanta insegurança. Na realidade atual, carros fortes, não são tão fortes a ponto de evitar serem violados e saqueados; sistemas de alarmes, trancas e sistemas de vigilancias não tem segurado nada, nem mesmo em condomínios de alto padrão; Bancos deixaram a muito de ser lugar seguros, prisões de segurança máxima mais parecem parquinhos de diversões, tudo o que não poderiam entrar lá, está lá e tudo o que não deveria sair de lá sai como se fosse essa a finalidade da instituição. O mundo não está seguro por falta de policiamento, exércitos, advogados, juízes, justiça ou sistema de justiça… tudo o que falta, todo sabe, e concorda, tá faltando Deus na vida das pessoas! Amados, Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1).

Senhor, Deus e Pai, reconhecemos que segurança mesmo, só em ti e a nossa fé nos afirma que podes proteger-nos e à nossas cidades. Somos gratos por cuidar de nós e de nossas famílias e permitir que vençamos a cada dia e andemos na tua segurança. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s