Jugo é um peso

Meditação do dia 24/03/2017

  Jr 28.13 Vai, e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o Senhor: Jugos de madeira quebraste, mas em vez deles farás jugos de ferro.

 Jugo é um peso – Quando não aprendemos uma lição que Deus quer nos ensinar no tempo dele, somos reprovados como na escola nos tempos antigos e teremos que repetir a matéria. Então repetir, não é uma boa coisa, a não ser na fila da merenda. Quando li o livro A Cabana, gostei muito de uma frase, ali colocada como uma conversa de Deus com o personagem, onde vem a pérola de que “correntes são sempre correntes, ainda que sejam de ouro.” Faço uso do princípio aqui, dizendo que um jugo é sempre um peso, um fardo colocado sobre o pescoço de alguém que é obrigado a carrega-lo e ainda há a possibilidade de que o jugo tem a função de arrastar mais peso ainda. Deus havia dado ordem para Jeremias fazer uns canzis de madeira e colocar sobre seus ombros e ir a um local público e mostrar ao povo o que estaria para vir sobre eles como nação. Seriam escravizados e teriam que carregar o peso do cativeiro até que se completassem os tempos para iniciar a restauração. Em meio a sua apresentação, aparece um profeta que desafia Jeremias, com uma mensagem exatamente oposta a tudo o que ele havia falado em nome do Senhor. Eles haviam profetizado e induzido o povo a acreditarem que não haveria cativeiro e nada de ruim como Jeremias falava. Mas veio, e agora que o rei e muitos nobres e plebeus já estavam no cativeiro, eles apareceram novamente, dando uma reformada na mensagem e tornando ela mais aceitável e menos amarga a atual situação. Ele também veio com uma ilustração teatralizada, tomando o jugo do pescoço de Jeremias e quebrando na presença de todos e dizendo: “Olha, tudo vai ser revertido em dois anos, o rei voltará para casa, as pessoas também e até os vasos do templo que foram levados, retornarão.” Isso, modernamente aparece muito quando as pessoas tentam dar explicações naturais e científicas, médicas ou tecnológicas, para explicar porque suas profecias e mensagens não funcionaram. Também é interessante ver como Deus reagiu imediatamente e Jeremias expressou a indignação divina, retrucando digamos na lata: Você quebrou jugo de madeira, mas já troquei por jugo de ferro!” Ninguém brinca e nem zomba de Deus, ou altera suas ordens segunda suas conveniências. O que Deus disse, tá dito, para sempre e eternamente. Vamos aprender logo a lição que nos é proposta, senão, ela pode vir mais pesada ainda.

Senhor, te conhecemos como um Deus de amor e bondade, mas igualmente de juízo e justiça. Acreditamos que tens sempre o melhor para o seus filhos e mesmo que não entendamos, podemos crer e andar com o Senhor. Em nome de Jesus. Amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s