A Nova Aliança

Meditação do dia 27/03/2017

Jr 31.33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

A Nova Aliança – Os cristãos tem uma consciência de que fazem parte de uma aliança com Deus, celebrada por Cristo, na noite em foi preso e depois sacrificado na cruz. Desde que nos preparamos para o batismo nas águas e participar da Ceia do Senhor, somos instruídos quanto a isso. Essa é a Nova Aliança – Nova, porque houve outra ou outras. Mas esta nova, veio exatamente firmando novos valores sobre os da anterior, onde ela fora firmada entre Deus e um povo específico, no caso a nação de Israel. Ao saírem do Egito, para tomarem posse de Canaã, sua Terra Prometida, e ela tem esse nome porque Deus prometera à Abraão, Isaque, Jacó e os demais patriarcas, uma terra como possessão deles em definitivo, no tempo certo. Então eles saíram do Egito de uma situação de escravidão, opressão, pobreza e humilhação de gente sem pátria, para serem pela fé uma nação unida em torno de uma fé no Deus único e verdadeiro, segundo a revelação do pai Abraão e seus descendentes. Moisés, foi o líder e libertador e também o grande legislador que normatizou e colocou as regras, leis, preceitos e organizou aqueles ex-escravos em uma nação livre e com a bênção para prosperar. Nesse tempo, Deus confirmou a aliança anterior e firmou os termos agora, não mais com uma pessoa ou uma família, mas com uma nação que viria a ser numerosíssima e a principal representante do conhecimento de Deus na terra e por eles Deus abençoaria a todas as famílias da terra. Deus nunca teve problemas em cumprir sua parte no acordo ou aliança, mas os homens não são tão fiéis assim, e violaram diversas vezes e diversos princípios da aliança, a ponto de praticamente a invalidarem. Os profetas, e entre eles Jeremias começaram a falar sobre um futuro de restauração e plenitude de conhecimento de Deus na face da terra, incluindo uma nova aliança, firmada em melhores termos e condições, de forma que ficasse inquebrável, mesmo da parte dos homens. Hebreus, como cabeça de hebreus, claro, nunca conceberiam uma idéia de que outros povos não judeus poderia ser incluídos numa aliança com Deus, sem a conexão com eles ou a aprovação deles. Eles se apossaram do direito de ser eles mesmos os únicos e intocáveis filhos de Deus e não importava a conduta, eles já tinham “os direitos adquiridos e estabilidade.” A aliança anterior, descrita no nosso chamado Velho Testamento, ou Antiga Aliança, recebida por Moisés e com um resumo das leis morais de Deus, que todos conhecem como “Os Dez Mandamentos,” foram gravados em duas tábuas de Pedra lá no Monte Sinai, pelo próprio Deus e entregue a Moisés. Simbolicamente, quando Moisés desceu do monte, o povo já havia violado e quebrado a Aliança, de forma que indignado ele simplesmente despedaçou as tábuas de pedra. Quando ele detonou as tábuas, a lei de Deus, já estava quebrada no coração das pessoas à muito tempo. Por isso que Deus se precaveu, para que numa Nova Aliança, não mais escreveria sua palavra e sua vontade em pedras, mas no coração das pessoas, para que ninguém tenha qualquer possibilidade de se desculpar, dizendo coisas como: Não sei ler, não entendi, não sei interpretar, é longe demais para ir onde está os originais para ver e ler… Toda pessoa agora tem tudo isso gravado por Deus, no seu espírito, no seu coração. Essa nova é impossível de ser invalidada, porque não foi confirmada com uma cerimonia onde um animal morreu e o sangue dele foi figuradamente respingado, para validar, mas Jesus, o filho de Deus, o Cordeiro de Deus é quem tira os pecados do mundo e morreu uma vez por todas, como nosso legítimo representante é o garantidor diante de Deus por todos os homens.

Obrigado, pai, por estabelecer uma nova aliança com os teus filhos e agora sustentada pela pessoa de seu filho Jesus, o nosso salvador. Em nome dele oramos, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s