Receber a Palavra de Deus

Meditação do dia 25/04/2017

Ez 3.8 Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos.

Receber a Palavra de Deus – Entendo ser sugestivo hoje, ajudar os meus amigos e leitores a praticar a leitura e a meditação de forma consistente e contínua. O que segue é parte da introdução do livro 49 DIAS DE ENCONTRO COM O PAI de autoria do pastor Eddy Leo, publicado pelo Ministério Igrejas em Células, Curitiba PR. Utilizamos esse material aqui com toda a igreja e é altamente recomendável.

A JORNADA RMAC

– Como podemos ser bem-sucedidos em nossos esforços de buscar viver para Deus e permanecer em sua Palavra? Considere isto escrito por Tiago. Tg 1.21-27

1.21   Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. 1.22   Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 1.23   Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 1.24   pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. 1.25   Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. 1.26   Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. 1.27   A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

– Ao estudarmos esse trecho da Bíblia, podemos reconhecer quatro passos que podem nos ajudar a sermos enraizados na Palavra de Deus. Chamamos isso de abordagem RMAC. RMAC é um programa para ler a Bíblia, meditar no que foi lido, colocar isso em prática e compartilhar disso com outras pessoas.

A JORNADA RMAC

R1 = Receber a mensagem – 1.21   …acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”

– O primeiro passo para ser enraizado na Palavra de Deus é receber a Palavra. Por meio da oração podemos ter um coração manso e receptivo, para que Deus possa plantar sua Palavra em nosso coração. Essa ação se refere a uma atitude do coração. Um coração humilde significa um coração que depende de Deus – um coração que tem fome da verdade.

M2 = Meditar na mensagem – 1.25   Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

– Meditar significa “levar em consideração” e “observar refletidamente.” Muitos leem a Bíblia sem meditar no que realmente leram. Assim, eles não levam a Palavra em consideração e não pode haver fé.

– Examinar a Palavra significa Lê-la com cuidado, rigor e seriedade, até atingir sua profundidade. Podemos comparar isso à raiz de uma árvore, que continua a se espalhar profundamente no solo até encontrar a fonte de água. Uma maneira de meditar com eficiência é fazer perguntas.

A3 = Aplicar a mensagem – 1.25   Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

Para que você possa ser enraizado na Palavra e crescer na fé, algumas ações precisam ser tomadas, pois existem alguns pré-requisitos. Muitas pessoas apenas leem a Palavra, mas não a aplicam. Assim elas não experimentam o poder miraculoso da ação de Deus. Aplicar a Palavra diária e continuamente acabará se tornando um hábito.

– Há três chaves para aplicar a Palavra de Deus com eficiência. A aplicação deve ser clara, prática e mensurável.

C4 = Compartilhar – 1.27   A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

– Essa é a parte mais negligenciada dos princípios RMAC na nossa fé cristã. Sem viver esse aspecto da jornada RMAC, jamais seremos pessoas que realmente frutificam. Essa foi a razão da cruz. Deus amou você e a mim tanto que enviou seu filho par salvar os perdidos, os não amáveis, os “imperdoáveis,” os repulsivos e toda categoria que voce possa imaginar.

– Jesus enviou o espírito Santo para ser nosso guia. Ele plantou sua Palavra em nossos corações e agora nos envia para completar a sua Grande Comissão, tocando a vida de outras pessoas que ele envia ao nosso encontro diariamente.

– Voce está pronto para assumir esse grande desafio e se tornar um agente de mudança em sua esfera de influencia? Quando somos enraizados na Palavra de Deus começamos a experimentar o seu poder para compartilhar e testemunhar essas coisas com outras pessoas ao nosso redor.

– Estabeleça um plano claro depois de completar a parte RMA de seu programa. Precisamos aprender a declarar a Palavra todos os dias, o que por sua vez fará com que ajudemos outras pessoas a crescer na Palavra.

– Quando agimos de modo consistente e persistente com base nos princípios RMAC, estamos andando na aliança de bênçãos de Deus. Ao andarmos em completa obediencia à sua aliança, podemos e vamos receber a bênção de vida completa.

Obrigado Pai, por tua Palavra implantada em nossas vidas através da meditação e do cultivo de uma vida cheio do teu Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém.

Que o Senhor os abençoe em sua jornada rumo a crescimento através da Palavra.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s