Tocar a Trombeta

Meditação do dia 25/05/2017

 Ez 33.7 – A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.

Tocar a Trombeta – Essa é outra figura dos velhos tempos, quando se precisava de uma proteção integral para a manutenção da ordem e da vida nas comunidades fortificadas. Além de uma boa cerca ou muro com guaritas e guardas rondando ou fazendo sentinelas, também havia a figura do atalaia; alguém que tocava uma trombeta, badalava um sino, ou simplesmente gritava. A sua importância era para dar um alerta da aproximação de alguém, que poderia vir a ser um inimigo ou invasor. Esta figura, é dada aqui por Deus, como alguém de suma importância para a vida das pessoas e Ezequiel, como profeta, seria o atalaia da nação, diante de Deus, dando ciência da aproximação do pecado e dos juízos divinos em suas vidas. Esse papel, ainda continua ativo e sob a responsabilidade agora da igreja de Cristo. O profeta teria a responsabilidade de ouvir a palavra que Deus dizia e entregar fielmente a mensagem, para os pecadores pudessem decidir o que fariam. É interessante notar, que tal qual naquele tempo, o nosso papel, não é impedir o ataque, ou proteger e salvar as pessoas, mas avisá-las da verdade divina. Ilustrado por um ataque surpresa de um inimigo, a responsabilidade do atalaia sobre a muralha seria tocar a trombeta ou o seu instrumento de aviso e avisar que viria um ataque. A escolha de se prevenir, se preparar e proteger-se, era responsabilidade individual de cada cidadão avisado em tempo hábil. O Atalaia cumprindo seu papel, cada pessoa então arcava com sua responsabilidade e espiritualmente seria o mesmo princípio; Ao comunicar ao povo, a palavra de Deus, para que mudassem de atitude e se arrependessem de seus pecados, o pregador cumpria o seu papel e agora, a decisão de acreditar, se arrepender e converter-se era de responsabilidade individual. Mas se o atalaia falhasse com seu ministério, igualmente os pecadores morreriam, e eram responsabilizados por seus pecados diante de Deus, mas sobrava juízo para o profeta irresponsável e o preço dessas vidas sobreviria sobre ele. Hoje, a igreja e cada cristão precisa ser uma testemunha fiel e responsável para que as pessoas que levam vidas descuidadas espiritualmente ouçam e percebam o toque da trombeta divina e se conscientize de seus pecados e evite cair em juízo e perecer. Pregar bem alto, é nosso trabalho; convencer e agir nesses corações é obra do Espírito Santo, mas cada pessoa, individualmente responde por si diante de Deus. Não podemos deixar de pregar o evangelho e desafiar os pecadores a uma conversão a Deus, pois eles irão para o inferno pelos seus pecados, mas não podemos permitir que isso aconteça sem que nossa parte da tarefa seja feita. Só para lembrar biblicamente duas coisas muito importantes sobre a vida das pessoas. Uma é o seu valor: Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? (Mc 8.36,37). Outra, é a nossa responsabilidade ministerial. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (I Co 9.16). Seja fiel e faça o seu trabalho!

Senhor, obrigado pelo privilégio de servir de atalaia para avisar as pessoas do amor, da graça e do juízo divino sobre suas vidas. Cada alma tem um preço enorme para ti, e são amados pelo Senhor que não deseja que nenhuma delas se percam. Recebemos o poder do teu Espírito Santo para testemunharmos com força e graça e atraí-los para a salvação em Cristo. Oramos por salvação de vidas em nossas igrejas e por testemunhos eficientes em todo tempo. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s