Somos Ovelhas e Somos Homens

Meditação do dia 26/05/2017

 Ez 34.31 – Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.

Somos ovelhas e somos homens – Esse texto de Ezequiel merece ser lido e relido, estudado e meditado em profundidade. Aqui, Deus fala sério com pessoas de sua estreita relação de comunhão e adoração. Fala com pastores, com ovelhas, com liderança e revela uma realidade só mesmo percebida com discernimento apurado e com senso de autocrítica. Sou um pastor de uma igreja local, de uma denominação conceituada e faço parte em algumas instancias de liderança estadual e regional. Mas antes de tudo isso, sou um cristão, um adorador, fui salvo pela graça de Cristo pela fé e sem merecimentos, estou no ministério de tempo integra por trinta e dois anos e pode acreditar, é pela fé e misericórdia divina. Sou muito feliz em servir nessa função e por mais de 26 anos estou pastoreando a mesma congregação local e o Senhor tem sido generoso conosco e a igreja também. Temos visto ao longo desses muitos dias na lida com as coisas sagradas, as muitas mudanças e transformações sociais e organizacionais pelas quais vivemos; as tecnologias novas e novíssimas, os pecados velhos e antigos, as desculpas esfarrapadas para não se arrependerem e o abuso de autoridades para se perpetuarem nos cargos e postos em que muitos danos e prejuízos aparecem na seara do Mestre. Ezequiel trata da questão do juízo divino sobre a responsabilidade de quem deveria cuidar e apascentar, mas tem mais dispersado e maltratado as ovelhas, que pertencem a Deus. Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (At 20.28). Também há uma bronca para as próprias ovelhas, que nos seus relacionamentos interpessoais também se degladiam e maltratam umas as outras e expulsam ovelhas do aprisco ou perturbam a alimentação e nutrição das mesmas, e outras pirraçam e sujam as águas, naquele adágio popular: “Eu não bebo, e não deixo ninguém beber!” Francamente, ainda que eu vá ofender a alguém, mas preciso deixar claro, que pessoalmente, considero uma afronta ao Evangelho, a postura de pessoas que afastam-se comunhão e se auto denominam “desigrejados” e querem ocupar espaço nobre no reino de Deus, pois já são em número um movimento social.
É uma realidade social, mas não abre precedente bíblico, pois Jesus ainda é O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, e o que ronca e fuça quem enfiar guela à baixo um atralho, uma mentira e uma morte, não engulo! Mas Deus sempre apresenta seu juízo acompanhado de misericórdia, e o profeta tras as promessas de um pastor verdadeiro, eterno, que bem representa os interesses e o caráter de Deus. Resumindo tudo, somos ovelhas de Deus, somos homens e como tais, somos tudo o que já sabemos que somos, falhos, fortes, tímidos, ousados, crédulos, incrédulos, mas instrumentos nas poderosas mãos de Deus. Seja humano, mas permita Deus ser o seu Deus, isso já ajudará bastante.

Senhor, a tua graça nos é suficiente! Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s