Quem Te Viu, Quem Te Vê!

Meditação do dia 13/06/2017

 Dn 4.37 – Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.”

Quem te viu e quem te vê! – Juntar as verdades bíblicas é um exercício muito edificante e faz com que a gente consiga ver a grandiosidade e a uniformidade dos seus ensinos, mesmo sabendo que os textos foram produzidos num intervalo de aproximadamente dezesseis séculos e com mais de quarenta autores humanos diferentes. Nas palavras de Jesus, o bom testemunho de vida mostrado pelos discípulos é um fator de forte impacto na vida das pessoas que suspostamente não conhecem a Deus, mas estou sendo influenciadas pela nossa presença. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.16). A aliança celebrada entre Deus e Abraão, contemplava como propósito tornar Deus conhecido e abençoador de todas as nações da terra; e mesmo numa situação de juízo contra o seu povo, que veio a ser subjugado por Nabucodonosor, um rei pagão, idólatra, megalomaníaco de ego super inflado, que arrasou com a terra da promessa e fez cativos toda a nação, sob um jugo pesadíssimo, a misericórdia divina se via presente e através de pessoas piedosas e comprometidas com os propósitos eternos, a presença e o poder de Deus se tornou evidentes na corte babilônica. Quando lemos esse capítulo quatro de Daniel, escrito pelo mesmo Nabucodonosor, enviando “a paz do Senhor, a todos os irmãos em todas as nações…” ficamos meio aturdidos, mas é verdade. As expressões de louvor e adoração expressas por ele e a declaração final do capítulo, (o texto de hoje) mostra que ele mudou de lado mesmo! Quem te viu e quem te vê! A algum tempo à trás, ele queria assar os servos de Deus na fornalha. Isso é o poder do testemunho de uma vida transformada e consagrada a Deus e ao serviço do seu reino. Daniel e outros tantos funcionários e ministros reais não deixaram de ser hebreus, não deixaram de sua fé, não se amoldaram aos costumes, aos pecados e às facilidades da vida palaciana; mas continuaram acreditando e trabalhando por um objetivo maior que eles mesmos, maior que Nabucodonosor e que a própria Babilonia. Mentalidade de reino, de vitoriosos, que entendem estratégias, que se fazem necessárias, às vezes com recuos e momentos de calmaria, para atingir objetivos maiores. Mardoqueu, o tio de Ester, num momento decisivo disse a ela que temos um serviço a fazer e para isso precisamos aceitar estar onde estamos, para que o propósito se cumpra, alguns até nasceram e viveram para um único momento e claro, não podemos perder essa oportunidade. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? (Et 4.14). Há momentos que precisamos ser ousados, atrevidos e correr riscos, como Daniel fez ao aconselhar esse rei vaidoso a se arrepender e se retratar para evitar um juízo, que não foi possível, mas servir para mudar o coração dele em tempo ainda. Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade (4.27). Estejamos prontos para cumprir o nosso papel, ainda que em circunstancias bem adversas, mas é para isso que fomos colocados onde estamos!

 

Obrigado, Senhor, pela oportunidade de fazer algo que seja relevante, ainda que aos nossos olhos, nem tanto, mas que seja feita a tua vontade em todo tempo, para tua glória. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s