Chateado Com o Sucesso

Meditação do dia 22/07/2017

Jn 4.2 – E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

 Chateado com o sucesso – Não creio que eu seja muito melhor do o profeta Jonas! Mas como posso analisar a experiência dela à luz da minha, isso me dá a vantagem de tecer observações sobre sua atuação e conduta. Se por um lado todos nós queremos ter sucesso naquilo que fazemos, entendemos que Jonas deveria estar pulando de alegria, porque pregou para uma grande cidade e praticamente teve 100% de resultados positivos em termos de conversão e consagração de vidas à Deus; incluindo evitar uma tragédia de uma cidade tão populosa ser destruída por alguma espécie de juízo. Por outro lado, parece que Jonas se propôs a cumprir sua tarefa, apenas para desencargo de consciência, pois ficou profundamente irritado, descontente com a conversão dos ninivitas. Ele queria mesmo era que a cidade fosse destruída. Mas um fator aqui, que me chama a atenção é o fato dele expressar sua revolta em oração à Deus, justamente explicando que já sabia que Deus iria perdoar e por isso mesmo ele fugira para Társis e não anunciar a mensagem àquele povo. Ele foi profundamente sincero, mas um tipo de sinceridade doentia, perversa. Ele mostrou, ou pelo disse que conhecia a Deus e ao seu caráter compassivo, misericordioso, longânimo e de grande benignidade; e estava certo, pois o Senhor mostrou essas qualidades para com o povo arrependido, e também mostro para um profeta rancoroso e ingrato. Se Deus não fosse bom como ele cria, certamente teria sobrado no mínimo uma broca para ele. Olha, meus queridos, como Deus foi generoso com Jonas, criando ilustrações com a aboboreira milagrosa que nasceu e cresceu num dia e também desapareceu na mesma velocidade. Deus não se estressou com Jonas, mas trocou idéias com ele, levando-o a compreender o valor de uma alma e o coração de Deus que não faz acepção de pessoas, quer sejam judeus, quer sejam gregos, assírios, brasileiros, ou qualquer outra etnia. Jonas presenciou tantos milagres e sinais sobrenaturais em tão pouco espaço de tempo; pode ver o poder de Deus operar maravilhosamente, e como israelita, viu o seu Deus ser reconhecido e adorado por uma nação inteira. Qual pastor não ficaria orgulhoso e feliz com tamanho sucesso ministerial? Destruição de vidas humanas não é aceitável, ainda que sejam de pecadores contumazes e até perseguidores da fé. Não há espaço para revolta e ressentimento no coração de quem representa a Deus e está responsável por comunicar o seu amor.

 

Senhor, obrigado por ser exatamente como Jonas descreveu. Permita-nos te adorar como o nosso Deus grande e poderoso e nos aproximar para aprendizado, nos conformando à tua santidade e bondade. Verdadeiramente o Senhor ama os povos e somos prova disso. O nosso Deus salva e perdoa generosamente. Te amamos e apresentamos nossa gratidão, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s