O Renovo

Meditação do dia 15/08/2017

Zc 6.12 – “E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.”

 O Renovo – Esse é um título dado a Jesus no Velho Testamento, que é muito significativo, pois aponta para a redenção, diretamente ligada a renovação e restauração de todas as coisas. Literalmente, um renovo é um broto de uma planta, uma nova planta, oriunda de uma semente ou de um tronco; que pode ter sido cortado, podado ou decepado e agora surge o renovo, o rebento que trará consigo a esperança de vida e perpetuidade. Jó citou algo assim, comparando uma árvore caída com a existencia humana, onde há esperança para o tronco caído, mas o mesmo não acontece com a vida humana após a morte física, esse estado é permanente. Embora seja esse o contexto, o Ministério Diante do Trono, fez uma música sobre isso, burlando o contexto para exprimir o poder de Deus em restaurar vidas. “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta” (Jó 14.7-9). Zacarias foi um profeta contemporaneo dos restauradores da nação pós cativeiro babilonico e foi um instrumento divino para incentivar o esforço pela restauração nacional. Sua profecia registrada nesse livro, alude também à futura restauração do povo para realizarem o propósito eterno que lhe cabe na história da humanidade. Nesse nosso texto de hoje, ao mesmo tempo que ele fala de alguém que iria trabalhar para a construção da cidade e do templo, para que o culto a Deus e o reino pudesse voltar a se estabelecer, também aponta para alguém muito mais que um restaurador humano. Podemos ver isso, pela citação de que ele edificará o templo que será revestido de glória (e certamente diz respeito ao templo, corpo de Cristo, citação que aparece no Novo testamento, quando o Senhor disse que em tres dias restauraria o templo e as pessoas acharam loucura… “Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito” (Jo 2.19-22). Também Zacarias cita o fato de que essa pessoa se assentará no trono como sacerdote, havendo harmonia entre as funções de rei e sacerdote. Isso definitivamente não caberia a um levita, que poderia ser sacerdote, mas não um rei, e também não caberia, digamos alguém da tribo de Judá, que poderia ser rei, mas não sacerdote – Somente Jesus poderia realizar isso, e fez, como herdeiro legítimo do trono de Davi e como sacerdote eterno e apresentou-se como sacerdote e vítima na cruz do Calvário.

Obrigado, Senhor Jesus, por ser nosso redentor forte; nosso rei eterno, justo e verdadeiro, que faz juízo, justiça e misericórdia num só ato, sem se contradizer e sem deixar de ser perfeito. Obrigado pela redenção da minha alma e um dia se consumará a obra em toda a criação. Graças, amém.

Pr Jason

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s