João Batiza Jesus

Meditação do dia 13/09/2017

Mt 3.13 – Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

João batiza Jesus – Deve ter sido um encontro memorável. Embora hoje, com o conhecimento que temos da grandeza e importância do ministério de ambos, faz desse encontro algo tão singular. Para quem estava ali, ao vivo e à cores, tiveram a oportunidade de presenciarem a história acontecendo diante de seus olhos e que posteriormente isso tomou significado muito especial. João, já tinha alguns seguidores, ou discípulos, mas não era essa a sua missão, pois estava focado em preparar os corações daquelas pessoas para receberem ao Messias que apareceria logo. Não é de ignorar que João tinha certo conhecimento dos futuros acontecimentos, afinal ele era primo de Jesus e sua mãe deve ter compartilhado com ele os eventos maravilhosos que cercaram o nascimento de ambos. Isabel, era estéril e já não contava com a possibilidade de ter filhos, até que foi notificada que seria e de alguém com um ministério muito específico. “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lc 1.13-17). João já nasceu com vocação para realizar um grande trabalho. Eu, como você, que hoje aguardamos a volta de Jesus, para o arrebatamento da igreja, nutrimos uma expectativa santa de sermos surpreendidos com essa bendita esperança, onde as mais gloriosas promessas de Deus em todos os tempos se materializarão para nós. Aqueles piedosos adoradores, como eram os pais de João, alimentavam uma esperança do surgimento do Messias prometido e que produziria a restauração da nação e dos propósitos eternos para os filhos de Abraão. Certamente eles não tinham noção precisa de detalhes, mas seus corações aspiravam por isso. A notícia vinda por meio de uma revelação angelical, no momento de culto e ofertório ministrado pelo sacerdote Zacarias, feito por Gabriel, não deixa de ser espantoso para eles. Agora não era mais expectativa, mas uma realidade. Depois, seria então a vez dos “meninos” entrarem em cena e justificarem todo o investimento divino em tantas gerações; e aqui estavam eles, face a face, lado a lado, servo e Senhor, criatura e Criador com seus caminhos se cruzando mudarem definitivamente a história dos homens. João agiu como homem, humilde, submisso, disposto a dar a primazia a quem realmente a teria por direito; Jesus, ah! Jesus agiu perfeitamente como se esperaria dele, disposto a dar cada passo do processo de humilhação na encarnação e cumprir o que a justiça exigia para ser o parente remidor de todos nós. Assim faz sentido as palavras de Paulo: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5.21).

Pai, graças de rendo por seu tão perfeito em tudo o que fazes! Obrigado pela disponibilidade de enviar Jesus para nos resgatar dos nossos pecados. Todo o processo de redenção foi se materializando diante de pessoas piedosas que amavam a tua graça e esperavam na tua providencia e não decepcionados. Hoje, temos uma nova história, por aquilo que muitos servos se disponibilizaram a ti e aos teus propósitos. Agora é a minha vez, a nossa vez! Eu digo sim, para a tua vontade, em nome de Jesus! Amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s