Adão Comeu da Fruta

Meditação do dia 23/10/2017

Gn 3.6 – “Vendo a mulher que a árvore era boa para comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”

 Adão comeu da fruta – Existe um sem número de hipóteses levantadas sobre a atitude e o comportamento de Adão e Eva, por tomarem dessa bendita fruta e comido. Uma das qualidades visíveis do crescimento e amadurecimento espiritual de uma pessoa é sua capacidade de assumir responsabilidades. Não ficar transferindo para os outros sejam eles quem quer que sejam. Já ouvi especulações tais como: “E se Adão não tivesse aceitado e comido?” Adão e Eva eram uma só carne, para simplificar as coisas. Eva era responsabilidade de Adão e os dois eram co-responsáveis um pelo outro e pela ordem recebida de Deus. Imaginemos que nosso casal, estivesse num barco a remo no meio de um rio, mar ou lago e não entrasse em acordo sobre remar e manter a direção e estabilidade do barco, o que levaria a um naufrágio; não importa de quem fosse a culpa ou a responsabilidade, depois que o barco virar, ambos irão parar na água. O fato é que Eva foi atraída e seduzida pelas maravilhas que o fruto apresentava, e ela tomou e comeu e deu ao homem que também comeu. Pronto! Ele era o cabeça e representante de toda a raça, embora naquele momento eram apenas duas pessoas. Adão pecou e foi responsabilizado por Deus. Quando começamos a andar nos caminhos do Senhor, iniciamos a nossa jornada vindos de uma vida desregrada e marcada pelo egoísmo, onde as coisas boas são nossas e fruto de nossa participação; se forem ruins ou der errado, alguém outro deve ser responsabilizado, culpado ou teve participação importante para que tudo desse errado. Parece que esse caminho iniciou com a serpente enrolando Eva e caindo no mato antes das coisas se tornarem públicas. Adão culpou Eva que culpou a serpente, que não assumiu nada. Por isso no processo de redenção, Jesus, sem fazer qualquer pergunta, tomou a atitude de renunciar a sua própria vida e quaisquer direitos e unilateralmente se deu por todos nós. A salvação para mim é de graça, mas para Deus custou seu filho e para Jesus custou sua vida. Não importa as circunstancias que envolvem a sua vida, sua situação social, financeira, moral e espiritual, você sempre será responsável pelos seus atos e irá prestar contas diante de Deus. Culpar o diabo, o governo, a crise, meus pais, a sociedade, o sistema e até mesmo a Deus, não vai ajudar e nem atenuar as coisas. Jesus iniciou a pregação sobre o reino de Deus, convocando-nos e a todos para se arrependerem e mudarem de vida. Sem arrependimento e conversão, não há solução. Só Jesus salva!

Senhor, obrigado, por haver provisão para nossos pecados na obra completa e perfeita do nosso Senhor Jesus. Lá na cruz, todos os pecadores podem se encontrarem e morrerem para suas vidas medíocres e serem nivelados pelo amor redentor do Senhor, para sairmos do outro lado como novas criaturas. Obrigado, por tão grande salvação. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário