As Consequencias

Meditação do dia 29/10/2017

Gn 3.17 – E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

 As consequencias – Aquela conversa com Deus ali no escritório, digo, no jardim, não foi fácil e não foi superficial, como gostaríamos de pensar. As consequências da ação de Adão e Eva, afetaram muito além do que imaginamos hoje. E com uma cabeça ocidental, cheios dos direitos e defesas, com raciocínio lógico e jurídico e ainda com o amparo da ONU e os direitos universais, e os nossos códigos de defesa e do amplo direito do contraditório e de defesa; tentamos demonstrar que tudo não passou de um grande engano e foi inofensivo o acontecido. Mas, como já dizia os romanos antigos, “dura lex sed lex” ou seja, a lei é dura, mas é lei. Quem criou e de onde originou todo e qualquer tipo de legislação, foi Deus e nessa caso, temos uma péssima notícia para os amantes da lassidão doutrinária: Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor (Pv 21.30). Deus tratou diretamente com Adão, fazendo o assumir inteira responsabilidade pelos seus atos e de sua esposa. Ele estava ali como cabeça e representante de toda uma raça, ainda que em formação. Não seria apenas ele ou ela a colher os frutos amargos da desobediência, mas também a terra, a natureza fora afetada e reagiria de forma que produziria dificuldades para as lidas do ser humano. Adão já trabalhava, mas agora haveria agravantes e consequências físicas, além de diminuição da produtividade e acréscimo de fatores dificultaria o seu labor. A terra recebeu uma maldição, e é claro que isso afetou a todos e ainda hoje, os resultados estão patentes diante de nossos olhos. Amados amigos e irmãos, Deus é sério e leva sua palavra e suas ordens à sério. Não é nada confortável brincar de traçar nossas próprias regras e dar nossa versão dos fatos e dizer a ele o que deve e o que não deve fazer, falar ou impor. A perfeição divina excede em muito a nossa capacidade de compreensão e não temos como manipular a verdade à nosso bel-prazer e ficar por isso mesmo. Como ele foi misericordioso e bondoso com Adão no paraíso, tem sido também conosco, tal qual foi com a nação de Israel no deserto e Canaã e na história; assim tem sido com a igreja e com cada um de nós individualmente. Responsabilidade dada é responsabilidade requerida e contas serão prestadas. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (2 Co 5.10). Todos, eu, você, nós…

Pai, graças damos por sermos chamados teus filhos, e o somos graças as misericórdias demonstradas a nós em Cristo Jesus lá na cruz. Desejamos crescer e amadurecer para responder diante de ti com caráter transformado e regenerado por obra do teu Espírito Santo. Obrigado, por amor tão grande, revelado a nós, para salvação e transformação. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s