Caim Cultua a Deus

Meditação do dia 23/11/2017

Gn 4.2 – E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

 Caim cultua a Deus – As entrelinhas da vida de Abel e Caim revelam que eles foram ensinado por seus pais sobre a vida devocional e o culto devido a Deus. Culto é um serviço que se presta a Deus e na concepção cristã, só Deus merece, pode e deve ser cultuado. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mt 4.10). Observe que a conversa foi entre gente grande, Jesus falando com Satanás, e Jesus citando as Sagradas Escrituras como base de seus argumentos. Se há alguém nesse mundo e em qualquer outro, que entenda e tenha autoridade para falar sobre culto, certamente é Jesus! Ele sabe tudo de culto! Entendo que as vezes a mentalidade humana, aceita as inverdades sobre a criação humana e o modo como a sociedade se desenvolveu e acaba conservando resquícios da idéia evolucionista, de que viemos das cavernas e o culto a Deus ou a deuses vieram como forma de aplacar os medos e superstições que povoaram o imaginário da civilizações primitivas. A verdade, é que antes do homem, Deus já se fazia presente; quando o homem foi criado, Deus estava presente e o assistiu e ambos desenvolveram relacionamentos muito próximos, produtivos, construtivos. O íntimo do ser humano ainda anseia por um algo que ele procura desesperadamente preencher e não sabe que é exatamente algo que ele perdeu nos seus primórdios. Nossa origem é em Deus e nossa realização plena é em Deus! Todas as tentativas humanas, quer sociológicas, quer ideológicas, quer politicas e ou todas combinadas de afastar o coração humano de Deus, só produziu mais confusão e frustração. Deus instruiu Adão e Eva ainda no paraíso sobre os procedimentos e eles instruíram seus filhos e assim é que deve ser. Terceirizar o lado devocional da vida para a igreja ou para gurus, ou para a educação, não é certo.
Culto se aprende pela experiência, e as melhores aprendizagens é no seio da família, vendo em espelho, o que os pais e os demais fazem e valorizam. Um lar onde a fé é relegada para planos inferiores, Deus e sua Palavra são rejeitados e outras coisas tomam esse lugar, que é o cerne da vida e da existência humana e Deus esperar que a criança faça sua própria escolha e faça uma boa escolha, é ser irresponsável com um patrimônio de incalculável valor. Cultuamos a Deus com a nossa vida e em toda a vida e para sempre, Deus será a razão e a fonte da esperança dessas pessoas.

Deus, meu Pai, a ti o meu culto, a minha gratidão e reconheço, que mereces a honra e a glória, pois só tu és Deus, sempre e eternamente.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s