A Ordem é Sair

Meditação do dia 11/02/2018

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Gn 12.1)

A Ordem é Sair – Uma idéia sobre chamado, ou vocação é a idéia de ação. Quem e chamado ou vocacionado o foi para agir em determinada função, para realizar algo. Sendo assim a vocação não é estática, afinal, quem é chamado para ficar onde está, fazendo o que sempre fez sem nenhum envolvimento com a dinâmica do aprendizado e de ser trabalhado em sua vida íntima e em desenvolver melhor o seu relacionamento com Deus? Não estou dizendo que não existe ou não pode ser. A razão da minha posição se fundamenta no fato de que em tais casos, a pessoa serve numa condição natural e assim sendo, ele já o faz por sabedoria, força, condição, recursos e também, aí embora útil, mas esse trabalho e natural. A vocação lida com o espiritual, o sobrenatural, em se envolver com algo maior do somos, acima de nossas capacidades, forças e limitações. Para acontecer, só mesmo por intervenção divina e sobrenatural. Sem a ajuda dos céus nada irá acontecer. É obra de Deus, movida pelo poder de Deus. Qual de nós, em nossa capacidade natural, já não teria levado todos os nossos familiares e amigos a uma conversão à Cristo? Quem de nós não mudaria o curso da história de uma pessoa que vemos claramente e que está em rota de colisão com o pecado e que a eternidade sem Deus está às portas? Quem de nós já não teria ajudado a nossa igreja local a atingir sua meta e já teríamos partido para outras etapas? Qualquer um de nós teríamos feito isso. Imagina se eu pudesse montar um currículo e um modelo de ensino e treinamento para liquidar a fatura em um ano, ou dois seja cinco; mas que todos ficassem habilitados, preparados e afiados para a obra do reino. Mas as atividades espirituais, pastorais se assemelha a pescaria de anzol e nem sempre com o melhor dos equipamentos e iscas. Pegamos um a um, alguns depois de pegos ainda escapam e fogem. Se a graça e a misericórdia do Senhor não operasse em nós, poucos permaneceriam na luta ministerial. Sabemos que seremos vistos aos olhos de Deus pela fidelidade e obediência de fazer o que foi ordenado e que não ganharemos prêmios por números e resultados. Deus tem outros critérios de avaliação e recompensa e também tem meios de julgar a autenticidade e fidelidade de cada servo. Eu gosto daquele texto que diz: porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade(Fp 2.13). Cria-se no nosso interior o deseja de fazer algo, parece que estamos sendo atraídos para determinado ponto ou atividade e então descobrimos que Deus está nos chamando para algo. Abrão parece que já tinha intenção de ir para Canaã, e até estava à caminho, quando em Harã após a morte do seu pai, Deus se revela a ele apresenta sua chamada. Ele precisaria sair, de casa, da família e ir para um lugar ainda não revelado. É fato que ele precisaria de fé, de disposição e obediência prática para agir para iniciar a sua jornada. Fé e obediência andam juntas, tal qual dúvida e incredulidade. Pode ser que você tenha que sair literalmente de casa, do emprego, da carreira, do estilo de vida, do tipo de sucesso, da situação cômoda, planejada e articulada. Pode ser que não; mas isso é Deus que determina. O primeiro passo é ouvir a voz de Deus. Voce consegue ouvir? Tem a prática de ouvir Deus? Ou isso é loucura, fanatismo, condição emocional e psicológica dos malucos da fé? Se Deus fala, então é natural que se ouça. Mas a questão não é se Ele fala, a questão é se você escuta!

 

Senhor Deus e pai, graças te damos por sabermos que tu és um Deus de graça e misericórdia, que comunicas perfeitamente bem e que podemos ouvir e responder à tua voz. Estamos aqui, disponíveis e desejosos de que fales conosco e confirme a chamada que já tem se mostrado em nossos corações. Fala, Senhor porque os teus servos ouvem e desejamos te obedecer e realizar a tua perfeita vontade. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s