As Promessas Para Uma Vida

Meditação do dia 12/02/2018

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. (Gn 12.2)

As promessas para uma vida – O chamado trás consigo uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo vem grandes privilégios. Mas abraçar uma visão de chamado não pode ser pelas razões de lucro mercantil ou razões egoísticas. Contaminar o ministério com tais atitudes é um péssimo testemunho da grandeza do Deus a quem nos propomos a servir. Mas acolher com gratidão suas promessas é viver a expectativa da generosidade daquele que cuida muito de todos que estão a seu serviço. Junto com o chamado de Abrão, veio algumas promessas e embora fossem bênçãos para ele e para seus futuros descendentes, era também o meio dele cumprir o chamado. A primeira dessas promessas era que à partir de Abrão Deus levantaria uma grande nação. Pensando somente com a nossa cabecinha ocidental, com conceitos bastante fragmentados, nem sempre dá para perceber a grandiosidade de tudo contido em tal promessa. No mundo da época de Abrão, havia ainda muito espaço físico e as terras eram vastas para serem colonizadas. O que eles poderiam chamar de grande cidade, para nós no máximo seria uma cidade de médio porte. As famílias eram fortemente patriarcais, ou seja, eram firmadas sobre a figura do pai, e assim quanto mais forte fosse aquela figura, mais influencia poderia gerar e também adquirir riquezas e bens e se perpetuar. Em alguma circunstancia da vida, alguns de nós precisamos de algo sobrenatural, além das nossas e ou das possibilidades humanas, e Abrão alcançou uma condição ímpar, pois teve a revelação de um Deus que se revelou a ele e se apresentou como o Todo-Poderoso e único Deus e exigiu dele fé para andar contra o sistema já estabelecido de idolatria, misticismo e deuses de todo tipo para todos os gostos e muitos deles ou todos eles era invencionice de alguém que lucrava com aquilo ou explorava a ignorância das pessoas. Podemos compreender o coração de Abrão, com tal revelação e os desdobramentos que isso traria para ele e seu futuro. Um homem razoavelmente bem sucedido, mas sem expectativa de futuro, por sua esposa era estéril e agora o seu Deus lhe fala sobre torna-lo uma grande nação. Só Deus mesmo poderia mudar aquele quadro, pois não havia disponibilidade de recursos contra a infertilidade nos seus dias e agora ele teria algo em que se agarrar. Abrão começou a aprender a andar pela fé, porque o Deus a quem ele iria servir, não se mostrava ou se revelava como os demais e nem aceitava ser retratado fisicamente em alguma figura. Era soberano e agia segundo sua vontade e não poderia ser manipulado. Ao olhar para si mesmo era inviável e muito limitado; mas ao olhar para o seu Deus tudo seria possível e agora havia promessas concretas. Andar com Deus é andar pela fé! Ainda hoje é assim. Os recursos humanos e tecnológicos se desenvolveram muito, mas ainda estão longe da capacidade divina. Como disse Davi: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza (Sl 46.1-3). Deus continuará sendo que ele diz que é e nele nós podemos confiar.

 

Senhor Deus de Abraão e meu Deus, obrigado por se revelar tão poderosamente aqueles que estão com corações sedentos de conhecer a ti. Graças a ti Espírito Santo que sondas e conheces o nosso interior e nos guia a toda verdade. Queremos andar em fé e na comunhão com o Deus Todo-Poderoso, Senhor das nossas vidas e de tudo que existe, pois ele foi o criador de tudo. Queremos conhecer-te mais e melhor e só com a tua graça e permissão alcançamos tal misericórdia, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s