Está Certo, Mas Está Errado

Meditação do dia 28/03/2018

Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?”  (Gn 15.1)

 

Está certo, mas está errado – A ousadia de Abrão na sua resposta à revelação divina, é impressionante. Eu admiro! Não entendo que fora desrespeitoso, nem abusivo, mas intrépido e falou aquilo que estava de fato no seu coração, era sua verdade no íntimo, como Deus gosta, segundo o Sl 51.6. Abrão foi direto ao ponto, sem rodeios e expressou a sua verdade, que para mim, olhando do ponto de vista humano, ele estava tremendamente certo na sua reivindicação, e do ponto de vista da promessa e do andar com Deus estava errado. Explico: Havia uma conversa entre dois amigos, Deus e Abrão e o Senhor foi elogioso para com ele pela bravura e generosidade naqueles episódios em libertar seu sobrinho, lidar com a oferta do rei de Sodoma e dizimar com alegria ao encontrar o sacerdote do Deus Altíssimo. Quando Abrão ouviu de Deus que era o seu escudo e galardão, ou seja protetor e recompensador; ele recorreu mentalmente à sua chamada e promessa de ser pai de milhares de descendentes para abençoar todas as famílias da terra. Como homem, ele ligou os pontos: Como vou cumprir a minha missão se não tenho filhos e quem vai herdar tudo o que tenho é meu mordomo de confiança, o sírio Eliézer? Do ponto de vista da fé, ele estava errado porque não dependia dele, e sim de Deus para o cumprimento da promessa. Deus não estava atrasado e nem dado uma tarefa e não dado condições de executar tal tarefa. Nos apegamos muito ao fator tempo, que para nós humanos é a coisa mais dinâmica que existe e sobre a qual não temos nenhum controle. Não paramos o tempo, não paramos no tempo, não retardamos, nem adiantamos. O tempo passa sob nossas vistas e aproveitando ou não ele passa e devido a essa percepção de não podermos controlar o tempo e sabendo que somos limitados em vida física e o dia final nosso é uma incógnita, então aparece o conceito de cedo, em tempo, tarde, adiantado, atrasado e modernamente, é prá ontem! Abrão já sabia que os homens em termos de reprodução, geração de filhos, tem prazo de validade, e o dele estava quase expirando e sua esposa já nascera com uma limitação. Não posso culpar ou julgar o pai Abrão, pois já me vi em aperto com a mesma pressão, achando que tal coisa não vai dar mais, ou não deve ser desse jeito que Deus fará. Só nós somos limitados ao tempo e ao espaço, recursos e possibilidades. Deus, é outra realidade! Aprender a conviver em comunhão com o eterno é desafiador para nossa mente e capacidades. Como disse o profeta Amós: “Porventura andarão dois juntosse não estiverem de acordo?” (Am 3.3). O Senhor não tem problemas de caminhar com a gente, desde que andemos em humildade e fé; ele se aborrece com gente arrogante, orgulhosa e metida a besta. Ele sabe qual é nossa capacidade e recursos, afinal foi ele que nos fez e fez de propósito assim como somos, exceto aos pecados e seus efeitos colaterais que grudou na gente. Episódios como abrir o Mar Vermelho, tirar água da Rocha, passar pelo Jordão em tempo de cheia, desafiar Golias, alimentar uma multidão com poucos pães e peixes, andar sobre o Mar da Galiléia, ou fazer discípulos de todas as nações, Deus nunca esperou com fossem realizados com a capacidade e provisão humana. Tudo que diz respeito a implantação do Reino de Deus, o trabalho da igreja, até a volta de Jesus, nada, nada disso pode ser feito pelo homem e com seus recursos. É frustrante tentar fazer a obra de Deus com a capacidade humana. Desista enquanto é tempo!

 

Pai, Abrão estava aprendendo e aprendeu contigo sobre tua vontade e poder. Agora é minha vez e de meus irmãos, na caminhada que empreendemos. Só de pensar no tamanho da tarefa, já é desafiador. Abra, Senhor os meus olhos e me permita ver as insondáveis riquezas da tua glória e os imensos tesouros da tua graça, disponíveis em Cristo pela ação do Espírito Santo na igreja. Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s