Tudo Que eu Sei, é Verdade?

Meditação do dia 29/03/2018

Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.”  (Gn 15.3)

 

Tudo que eu sei é verdade? – Para começo de conversa, sabemos que nada sabemos e o apóstolo Paulo até recomendou a não sabermos mais do que convém (Rm 12.3,16). Mesmo quando dominamos uma ciência ou área de conhecimento, não sabemos tudo. apresentar conclusões definitivas firmadas em premissas não garantidas é muito temerário, especialmente quando se está argumentando com Deus. É ele que dá sabedoria ao sábio e inteligência aos entendidos (Dn 2.20-22). Duas expressões bíblicas sobre Deus que nenhum homem sensato, com um pouco de miolo deve deixar de conhecer e observar são: a. Deus apanha os sábios nas suas próprias astúcias – “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos” (I Co 3.19,20). b. Não argumentos contra Deus – “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor” (Pv 21.30). Abrão tinha muita estima e consideração pelo seu servo e mordomo Eliézer, um sírio de Damasco, que nascera na casa de Abrão. Provável é, que os pais dele já serviam na família e era alguém de prestígio e competência, que merecia a confiança de Abrão até para as decisões mais íntimas e de relevância, como o de buscar uma esposa para Isaque, anos mais tarde. Abrão falando com Deus, argumentou coisas que hoje faz parte das nossas convicções de fé e doutrina, como o fato de que filhos são herança de Deus, dados a nós para cuidar e prepara-los para servirem nas suas gerações. Gerar filhos é um privilégio de participarmos com Deus no ato de criar e dar vida, isso é bênção que precisa conhecimento, discernimento e responsabilidade. Também, como homem de negócios e precavido, ele já tinha seus planos prontos para sua sucessão em termos de herança. Ele disse que quem herdaria sua sucessão seria Eliézer, um servo e não Ló, um sobrinho legítimo. Aprendi que é muito difícil fazer previsão, e se for do futuro, é mais complicado ainda! As variáveis são tantas, que afirmar categoricamente algo, por conta própria, ou baseada em estudos, cálculos e projeções quer científicas, quer matemáticas, é irresponsável ou charlatanismo mesmo. Andar com Deus é, foi e sempre será para nós um exercício constante e permanente de fé. Mesmo que a fé tenha sua própria lógica, e
Deus seja imutável, já percebemos que ele é imutavelmente criativo e não reincidente. Ele não só tem “mil” maneiras de fazer a mesma coisa, como tem na verdade é todas as maneiras. Nossas ciências descobrem a cada dia mais coisas fantásticas e essas coisas já estavam aí funcionando perfeitamente bem desde a eternidade. Processos novos se desencadeiam à partir de determinadas reações que estão firmadas sobre princípios sólidos imutáveis. Tudo o que Abrão sabia sobre filhos, promessas, herdeiros e futuro, era de fato verdade verdadeira? Tudo que eu sei como é que Deus opera, age, fala, faz e acontece que aprendi ao longo da minha longevidade de 58 anos e que me ensinaram nos seminários, na teologia e nas ciências é tudo mesmo? Podemos cravar: Deus só faz assim ou assado? Podemos nós tomar decisões ministeriais, familiares e outras mais, firmado em nossos conhecimentos, cálculos e projeções? Desde que me converti, aos 17 anos, já tanto com tanta certeza sobre a volta de Jesus, a besta, o anticristo, o falso profeta, 666, a mulher e o dragão, as trombetas e as taças, o arrebatamento e não há arrebatamento e outros temas, que são refeitos a todo momento, porque agora sim, se revelou a verdade. A verdade? É Jesus, a Palavra de Deus! Vamos confiar nas promessas de Deus, elas não falham e ele tem como contornar todo e qualquer impossibilidade, imprevisto, oposição e sabotagem. Quem vai herdar a sua bênção e quem Deus prometeu.

 

Senhor, obrigado por conhecer o meu futuro, pois para ti, isso não existe. Obrigado por me ajudar com minhas limitações, pois isso também não existe para o Senhor. Graças por abrir os meus olhos para ver mais do que os teus recursos, mas ver a ti como a fonte de tudo de que preciso. Hoje, é dia de reafirmar as tuas promessas, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s