Pergunta Difícil

Meditação do dia 06/05/2018

Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.”  (Gn 18.11,12)

Pergunta difícil – Fazer perguntas é uma arte. Fazer as perguntas certas pode fazer toda a diferença. No processo de desenvolvimento do ser humano, as crianças passam por uma fase em que fazem muitas perguntas. Elas querem saber o que é, como chama, para que serve, se pode comer, porque esta ali ou aqui, quem é, quem foi e tem momento que deixa os adultos alucinados! Já escrevi anteriormente e creio que por mais de uma vez, que Deus sendo onisciente, naturalmente sabe todas as coisas, então não haveria necessidade dele fazer perguntas a nós humanos, mas faz; por que? Juntando as peças, normalmente quando Deus faz uma pergunta, ele não espera uma resposta, mas uma atitude. O propósito da indagação não é receber uma informação ou aprender um conteúdo, disso ele não tem necessidade. Através da pergunta, ele provoca uma reação na pessoa, que precisa culminar numa decisão, numa atitude. Na situação do contexto de hoje, o Senhor está fazendo uma visita ao seu amigo Abraão, e foi bem recebido e lhe foi servido uma refeição. Depois foram então tratar dos negócios. Esses assuntos já vinham sendo desenvolvidos e o casal estava vivendo a muitos anos, na expectativa de ver a promessa se cumprindo. Deus já havia se revelado a ele como EL SHADDAI, o Todo Poderoso, o Mais que Suficiente, um galardoador que lhe falara sobre recompensá-lo regiamente. Abraão já vinha adorando e servindo-o como o Possuidor dos céus e da terra. Resumindo: Em termos de conhecer e saber sobre Deus, não havia mais espaço para dúvidas ou perguntas no coração de Abraão. Mas, quando o Senhor fala que chegou a hora de materializar a promessa, pois daqui a um tempo eu volto a ti visitar e Sara já terá tido um bebê; ela caiu na risada, achando impossível, difícil, sem chances pois sempre fora estéril e agora com o agravo da velhice e as condições reprodutivas de uma mulher já haviam cessado para ela. Sara acreditava em Deus e nas suas promessas, mas contava apenas com seus recursos pessoais e isso inviabilizaria qualquer projeto de maternidade. É aqui, bem aqui que o Senhor lhes adverte que nunca dependeu deles ou de suas condições para cumprir sua palavra. Deus não lhes prometera algo, contanto que eles por si mesmos teriam recursos para produzirem os resultados de sua promessa. Deus não chama ninguém para servi-lo contando com os recursos dessa pessoa ou com suas habilidades. Ele não precisa de nada! Nadica de nada! Ele nos chama para participar por que nos ama e quer nos dar sentido, valor e importância. Deus que que nos realizemos em servir em parceria com ele. O que acontece, é por sua graça e poder; a manifestação do seu amor e generosidade. Foi assim que Deus perguntou: Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?” Dificuldade, impossibilidade, limitação são palavras que não existem na natureza divina. A pergunta era para provocar em Abraão e Sara uma reflexão rápida e certeira – A quem conhecemos e servimos, existe impossibilidade de realizar qualquer coisa? É o momento de descolar o humano do divino e pela fé elevar-se e pensar e agir como acredita-se. Nunca é tarde para Deus! Nunca é longe demais, profundo demais, pois para Ele todas as coisas são possíveis.

 

Pai, obrigado por sua graça e misericórdia. Graças pelas perguntas sábias que nos levam a reflexão e conclusão de que tu podes todas as coisas e que as limitações estão apenas do nosso lado e mesmo assim, elas não limitam a ti. O amor do Senhor cobriu todas as diferenças e na cruz, Jesus nivelou a todos com o seu sacrifício. Agora somos filhos e herdeiros. Glória e honra sejam somente a ti, em todo tempo e para sempre. Amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s