Pó e Cinzas, Mas Atrevido

Meditação do dia 12/05/2018

E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.”  (Gn 18.27)

Pó e Cinza, mas atrevido – Reconhecer a identidade e o destino é uma grande bênção. É Libertador e confere autoridade e propósito para a vida. Uma verdade muito grande que a vida cristã nos ensina é que a presença de Deus e majestosa e ao mesmo tempo reveladora. Não é por nada que uma das revelações de Deus é como luz. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma (I Jo 1.5). O Senhor Jesus ensinou que a luz é reveladora e não esconde nada sobre ou de quem dela se aproxima. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus (Jo 3.19-21). Aproximar-se de Deus, em qualquer sentido, físico, como Abraão, os discípulos, ou pela fé, na comunhão ou em sentido figurado, sempre será revelador, pois sua santidade e sua essência de pureza e graça é influenciador, para dizer o mínimo. Posso afirmar sem medo de errar, que é impossível alguém ter um encontro com Deus e sair do mesmo jeito, sem uma transformação. Abraão estava na presença de Deus e estava confortável, seguro, confiante, porque a presença do Senhor é confortadora; ela só produz medo e outras reações quando há uma condição negativa, pecaminosa ou de incredulidade no coração da pessoa. A essência de Deus é amor, graça, acolhimento e paternidade no melhor sentido da palavra. Quando estavam ali, Abraão sabia perfeitamente quem ele era e na presença de quem estava e embora fosse o Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra, o Grande El Shaddai, era também o seu amigo e abençoador. Alguém que se propunha a fazer uma aliança de vida e promessas futuras muito concretas. Um Deus assim, não tinha planos de acabar com a raça daquele mortal insolente que ficava perguntando demais e negociando, como se estivesse tratando com um mercador. O senhor nosso Deus, jamais vai dar promessas que nos consuma, nos destrua e nos afasta dele. O fato de sermos criaturas, sermos feitos de barro, pó e cinzas nas palavras de Abrão, não mudo o fato de Deus ser Deus e nos amar e amar muito. Com pó e cinzas nas suas mãos ele faz obras de marte maravilhosas e vasos muito preciosos. Reconhecer que o de fato somos, não nos faz menores, nem piores e não nos degrada; fomos criados por ele assim e segundo ele próprio “ficou muito bom!” Como servos, o somos por escolha de servir e nos submetemos ao Senhoria de Cristo por amor e resposta ao seu amor demonstrado  por nós na cruz. Não somos servos pegos no laço e levados a ferro e fogo. Em atenção ao seu investimento em nós, ficamos constrangido em servi-lo. São essas as palavras do apóstolo Paulo. Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram (2 Co 5.14). Todo intercessor é ousado, atrevido, mas não irreverente ou insolente, quem se propõe a interceder diante de Deus por vidas alheias em risco de perdição, são pessoas com os corações cheios de amor e não se deixam abater pelas dificuldades e obstáculos, colocando suas próprias vidas em risco para salvar as outras e Deus reconhece isso, porque foi isso, exatamente isso que ele fez por meio de Jesus. Intercessores, tem disposição de dar suas vidas, desde que as outras sejam salvas; intercessores são sacrificiais. Aquele velho lema, serve-lhes muito bem. “Se não houver uma causa que valha a pena morrer, então a vida não vale a pena ser vivida.” Abraão era um intercessor, não por acaso em muitas situações tipológicas, ele representa Deus.

 

Pai, obrigado por valorizar o amor e a intercessão que pessoas apresentam diante de ti todos os dias. Jesus foi intercessor e ainda o faz diante de ti por cada um de nós e somos agradecidos por isso. O Espírito Santo nos guia por toda a verdade e estar na tua presença é uma experiência transformadora e que desejamos muito. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s