Servo & Senhor

Meditação do dia 07/07/2018

 “E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.”  (Gn 24.2,3)

 Servo e Senhor – Seria maldade, perguntar qual a diferença entre servo e senhor; ainda que seja no âmbito terreno, quanto mais no espiritual. São posições bem distintas, distantes e não saber isso pode produzir muitos efeitos perigosos. Também não vou discutir aqui a questão dos direitos humanos e muito menos tentar fundar ou filiar os servos da Bíblia em algum sindicato ou federação. Sei que por toda parte na Bíblia, há citações de escravos, servos e senhores e entre os hebreus, na lei de Moisés, há regulamentação e certas medidas de proteção e até alguns direitos de proteção, mas dentro da condição social de servo ou escravo. Havia condições para libertação, ou até mesmo poderia ser temporária. Há também lugares em que Deus condena a atitude maldosa e egoísta de certos senhores sobre seus escravos. Temos também escravos e servos que se notabilizaram por feitos bons em relação à Deus ou a serviço do povo de Deus e ficaram em memória eterna diante do Senhor. Uma verdade deve ser dita, tanto sobre aquela época e aquela cultura, como o mesmo peso para os nossos dias e nossa cultura – servir a Deus, exercer sua fé e ser comprometido com Deus, não tem distinção de classe social. Nunca teve, não tem e não terá em qualquer futuro. Como pessoa humana, e o que determina ser uma pessoa, são as faculdades que fazem a essência de um ser, dotados de inteligência, sentimentos e vontade, assim as pessoas podem exercer o seu arbítrio e tomar decisões pessoais de foro íntimo. Deus é Deus e o servimos, ou temos fé nele por um exercício próprio, utilizando as capacidades com as quais fomos dotados por ele mesmo na nossa criação. Escolhemos ou não servir a Deus, crer em sua pessoa e confiar em sua Palavra e depositar esperanças em suas promessas. Isso não tem cunho social ou cultural, é inerente ao ser humano. Voltando ao nosso texto, Abraão tinha muitos bens e posses e entre tudo isso havia empregados e servos. Esse servo de confiança, conhecemos por nome, Eliézer, nascido na casa do patriarca e responsável pela administração de tudo que Abraão possuía. “Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro” (Gn 15.2,3). Era uma boa pessoa, confiável, eficiente e caso Abraão (na sua idéia), não viesse a ter filhos, esse serve, herdaria tudo. Esse camarada, é uma das pessoas que quero sentar e bater um papo sobre servir e administrar, quando chegar lá no céu. Servir não é desonra, não é medíocre e nem degradante. A quem se serve, já é determinante para ser honroso servir. A fidelidade e a capacidade de agradar o se senhor também engrandece a pessoa que serve. Ter um Senhor com o perfil, o caráter, os recursos e o poder que tem Jesus Cristo – quem pode dizer que ser servo dele não é uma grande honra? Wayne Cordeiro, pastor e escritor, diz que todos gostam de ser chamados de servos, mas não gostam de ser tratados como servos. Chamar um cristão de servo de Deus deixa ele todo cheio; mas se lhe der uma vassoura, um rodo, um balde e um pano de chão, aí a coisa pega! Servir alguém de nível social acima é gratificante, se for abaixo do próprio nível, já não é engraçado. Mas o novo nascimento e uma consagração plena e entendimento sobre a quem de fato servimos, muda isso em qualquer pessoa. A idéia de ver Jesus com uma bacia e uma toalha, lhe faz algum sentido?

Senhor, quanto mais aprendemos, mais sabemos que não sabemos nada e que ainda tem muito o que aprender. Algumas dessas verdades não tem como ser ensinadas, apenas pode-se aprender. Um coração de servo é muito bem vindo para nós no dia de hoje, para fazermos uso no dia a dia. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s