O Que Abraão Viu?

Meditação do dia 21/07/2018

Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.”  (Jo 8.56)

 O que Abraão viu? – Um dilema que os seres humanos vivem e não é tão fácil resolver está ligado a existência de fatos e coisas além do seu próprio conhecimento. Daí até alguns cunharem a expressão crítica e sarcástica de que “a ignorância é uma bênção.” Será que existem coisas além do que eu conheço? Ou, o que eu não conheço necessariamente não ou não é verdade ou não existe? O inédito, o novo e o desconhecido assusta e até assombra todo mundo. Só os malucos e desajuizados se aventuram pelo caminho do desconhecido. Isso para o cristão não poderia ser aceito, acolhido e nem apoiado. Para começo de conversa, cremos em Deus Altíssimo, Criador de TODAS as coisas, em quaisquer mundos, épocas e lugares; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele (Cl 1.16,17). O que Jesus falou nesse texto é uma grande revelação para os humanos, que não conseguem ver muito além do físico e natural que está diante dos seus olhos físicos. Embora possamos operar naturalmente na dimensão espiritual, voando alto como as águias, mantemos os pés no chão e siscamos como galinhas em nosso mundinho. Lemos nos textos sagrados do Velho Testamento e vemos lá o Cristo pré-encarnado visitando Abraão, trocando idéias, dando instruções, fazendo pactos e alianças, livrando-o de situações difíceis e treinando-o para ser o Pai da Nação escolhida; e ao mesmo tempo ficamos admirados com a declaração de Jesus, que Abraão viu o seu dia e se alegrou. O que foi que Abraão viu? Entendo que a pergunta certa seria, o que é que eu não vejo, que ele viu? Não utilizamos frases de efeito como: “A fé permite ver o invisível, crer no incrível e fazer o impossível?” A realidade espiritual para quem é nascido de novo é tão real ou até mais do que a realidade aparente, material e visível. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hb 11.1-3). Abrão viu o que eu posso ver pela mesma fé. Ele viu algo no seu futuro, a redenção, a glorificação e os propósitos eternos do Altíssimo. O que eu e você vemos pela fé, em parte está no nosso passado, como a obra do Calvário, o novo povo de Deus, o corpo de Cristo onipresente no mundo inteiro pela igreja; e algumas coisas ainda vemos pela fé num futuro cada vez mais próximo, como a volta de Cristo, a consumação de todas as coisas, a Nova Jerusalém, o milénio, o juízo do grande trono branco, a eternidade etc. Vemos, cremos, aceitamos, aguardamos tudo isso pela fé do mesmo modo que Abraão viu nos seus dias. Na dimensão do Espírito e da fé, não existe distancias, não existe fator tempo, no sentido de velho, novo etc. Os judeus não compreenderam quando Jesus falou, e muitos dos cristãos não entendem até hoje, mesmo depois que Jesus explicou. Realmente, sem fé é impossível agradar a Deus. Uma sugestão, ore sinceramente pedindo ao Senhor, que venha sobre você os resultados a oração de Paulo pelos cristãos, literalmente de Éfeso e espiritualmente de cada um de nós, filhos de Deus, registrado no primeiro capítulo de Efésios. Aqui encerro destacando apenas um trecho daquela oração que será também a minha no dia de hoje:

 

Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; (Ef 1.16-18)

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s