Sobre os Ombros

Meditação do dia 14/09/2018

 “Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.”  (Gn 21.14)

 Sobre os ombros – Não precisa ser especialista em anatomia humana para saber que os ombros são essenciais para serviços, mais propriamente, carregar pesos. São apenas dois, mas possuem mil e uma utilidades. Desde ganhar o pão de cada dia, até nas práticas de cultos, os ombros desempenham papeis fundamentais. Essa palavra é usada na Bíblia tanto em sentido literal quanto em sentido figurado. Em ambos os casos, o ombro usualmente aparece como aquela parte do corpo humano onde algum peso é transportado. Isso é natural, porquanto é a única porção do corpo humano com uma área horizontal apreciável. A outra porção conveniente é o alto da cabeça. O pastor que encontrou a sua ovelha perdida (Luc. 15:5) é retratado a transportá-la nos ombros. Os primeiros sacerdotes de Israel foram instruídos a usar, entre outras peças de seu vestuário especial, uma estola sacerdotal sobre os ombros, na qual havia duas pedras gravadas com os nomes de seis tribos em cada uma. Uma pedra ficava sobre o ombro esquerdo e a outra sobre o ombro direito (Êx. 28:1-12). Isso significava que os sumos sacerdotes eram os responsáveis pela vida espiritual do povo de Israel. Certa vez, nos tempos de seminário, tivemos uma discussão em classe, por uso desse termo e naquela ocasião o professor, o pastor Rocha, disse que ali, aquela argumentação não seria produtiva, mas com a maturidade iríamos compreender melhor e teríamos mais luz para uma avaliação melhor. Não é que ele tinha razão? Claro, vou dar-lhes a chance de também entrarem no debate. O texto em apreço era de Isaías, sobre o ministério do futuro Messias: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is 9.6). Algumas versões trazem a expressão “o governo está sobre seus ombros;” a discussão foi gerada pela aplicação feita de que a igreja é o Corpo de Cristo e que ela é quem desenvolve parte do governo ou do trabalho de Cristo, em termos de levar a mensagem da redenção aos pecadores; bem como o exercício do governo e soberania de Cristo nesse mundo é realizado através da igreja. Então, o governo sobre os ombros, se refere a igreja, porque ela é o corpo, do qual os ombros fazem parte. Naquela situação lá em sala de aula, grande parte dos alunos entendia que a referencia a Cristo, dava exclusiva aplicação unicamente à sua pessoa, quer durante seu ministério terreno, quer no seu futuro reino. E agora? Fiquem à vontade; já estou fora da idade para esses debates. Voltando para aquela manhã de despedidas dolorosas, Abraão não apenas entregou a ela o pão e a água, mas ele pôs sobre os ombros dela. Pode ser um simples gesto de cavalheirismo, de gentileza, como posso entender o simbolismo da transferência de responsabilidade, já que ele não seria mais o prover dela e nem do filho de ambos, ele estava transferindo, passando essa responsabilidade que de agora em diante ela teria que carregar.

 

Pai, obrigado por ser o nosso cuidador e se importar com aquilo que pesa sobre nós. Graças damos por Jesus ter levado nosso fardo sobre si na cruz e substituído pelo dele que leve e suave. Também somos agradecidos por partilhar a responsabilidade do reino a ser estendido a todos os homens através da mensagem de salvação em Cristo Jesus. Por ele, para ele seja a glória e a honra para sempre, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s