Distancia de Um Tiro de Arco

Meditação do dia 19/09/2018

 “E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.”  (Gn 21.16)

 Distancia de um tiro de arco – Conhecemos arco e flecha, primeiro pela história brasileira com raiz indígena e esse instrumento era básico na vida deles, tanto para caça e pesca, quando para guerra. Modernamente o arco e flecha é esporte olímpico, definitivo desde 1972 em Munique, quando as regras foram normatizadas pelas federações desse esporte. Para efeitos esportivos a distancia atual em competições varia em provas masculinas entre 90m -70m – 50m – 30m; nas provas femininas a variação é de 70m – 50m – e 30m. Acredito que o registro bíblico sobre a distancia em que Agar se afastou do filho, não seria superior a uma marca moderna de um tiro de arco; pois dificilmente os arcos típicos da época eram mais rudimentares que os atuais e a distancia possível de se atingir um alvo, não seria tão grande, digamos que uns 50m ou pouco mais. Para nossa meditação e edificação, o arco ou a flecha e muito menos a distancia possível não são os elementos mais relevantes. Prefiro me concentrar nas pessoas e nas ações e decisões tomadas ou em curso, porque é assim que nos identificamos e aprendemos. Faço uma pergunta: De que Agar estava se afastando? Ela estava se afastando fisicamente do seu filho, ou espiritualmente da sua promessa? Ismael corria mais risco de perder avida, do que a fé Agar perder a fé? Não vamos aqui nos posicionar com “bam bam bans” ou “invaciláveis,” pois não somos! Como já disse antes, admiro muito a pessoa de Agar e o faço também nos momentos de dificuldade e fraquezas dela, porque me identifico com fraquezas e momentos de vulnerabilidade humana. O que levou Agar a essa situação de desespero e fraquejar em sua fé, é o mesmo que acomete a mim e a vocês todos os dias. Somos uma ilha, cercada de circunstancias por todos os lados e grande parte delas são contrárias e lutam contra tudo o que acreditamos e são areias movediças para nossas crenças. Agar tinha uma palavra muito firme do Senhor Deus, a quem ela conhecia como o Deus que me vê; ela suportara e prevalecera contra todas as adversidades na casa de Abraão e sempre esteve olhando para um futuro promissor para seu filho. As provações iniciais na jornada dela eram de fato fortes e aterradoras e quando os recursos disponíveis acabaram, ela se viu desamparada e entendeu como o fim dos sonhos. Olhar para nossa própria fonte de recursos é frustrante, por eles acabam muito cedo. Deus não espera que as pessoas atinjam plenamente suas promessas, por meio de seus próprios esforços e meios. Somos incompetentes por natureza, sozinhos não vamos longe. Ninguém deve partir para sua grande jornada, sem a presença do Senhor passo a passo, desde o primeiro passo. E por incrível que pareça, somos especialistas em começar por conta própria e só lembrar de Deus quando aparecem as primeiras evidencias de que ele deveria ter sido convidado desde o início. É um mal jasoniano, com certeza! Mas também tenho encontrado muitos colegas de caminhada nas mesmas situações.

 

Senhor, meu Deus, preciso reconhecer que minha independência não me ajuda muito. Graças rendo ao Senhor, porque me tornas livre para servir e não para servir-me. Nesse dia quero convidar ao Senhor para me guiar na jornada do dia a dia. Obrigado por ter amigos e irmãos na caminhada, que são peregrinos também em busca de alcançarem uma promessa, e para isso precisam atravessar o deserto. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s