Dentro do Contexto

Meditação do dia 05/10/2018

 “Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.”  (Gn 16.11)

 Dentro do Contexto – Não nascemos hoje, e nem passamos a existir agora à pouco. Temos um passado, uma história e ela deve ser levado em conta para que o melhor de tudo possa ser levado à efeito. Para mim, Jason, minha história “começa” no dia do meu nascimento, até para as pessoas, para o país e um série de fatores, essa é a data que se considera. Mas para minha mãe e meu pai, ela começa, no mínimo, desde a minha concepção. Para Deus, é bem antes. Eu sei por exemplo que o meu nome, foi sugestão da minha avó paterna, que conhecera alguém com esse nome e era um piloto de avião; isso significa que minha história de certa forma está conectada a outras pessoas e outras histórias; mais pessoas exerceram influencia na minha própria história. Ismael, como sabemos, veio a ser o ancestral de muitos povos árabes, mas a sua própria história está conectada à história de sua mãe que era egípcia, que teve parte de sua vida na condição de escravidão (possivelmente) ao rei do Egito e à corte; depois na casa de Abraão e Sara, onde ela conheceu a Deus e sua vida de fé foi profundamente impactada. Num período de sofrimento e dificuldades, pelo relacionamento com sua senhora, ela recebeu uma visitação de Deus que a confortou e lhe deu promessas e isso foi tão impactante na história dela, que Deus disse-lhe que desse ao seu filho que estava em gestação o nome de Ismael que significa “Deus ouvirá,” exatamente para ficar em memória eterna o cuidado de Deus com ela e a fé dela na fidelidade divina. Então, a história de Ismael, começa antes mesmo dele estar consciente dela ou de ter algum controle ou influencia sobre ela. Ismael já cresceu sabendo que Deus ouvira as orações de sua mãe e que a história dela não terminaria quando ela morresse, mas continuaria através dele e posteridade à frente. A sua história, a minha história não começa conosco e não termina conosco. Somos um contexto, um trecho do trajeto todo, somos um verso do poema. Aliás, esse é um dos sentidos da expressão de Ef 2.10: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.Feitura aqui, é como obra, poema, obra de arte. Se nos olharmos isoladamente, pode ser que não faça muito sentido mesmo; mas precisamos nos ver do ponto de vista do artista e no contexto do todo. Aí tudo se encaixa.

 

Obrigado, Senhor, pelo sentido que a nossa vida faz no contexto maior e conectado à outras peças da grande obra que vem levando à cabo desde o início de todas as coisas. Em Cristo, tudo faz sentido. Graças, por isso. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s