E o Cordeiro?

Meditação do dia 08/12/2018

 “Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”  (Gn 22.7)

 E o cordeiro? – Não pode faltar o cordeiro para o holocausto. Ele precisa aparecer e estar presente, ainda que seja para sua própria morte. Isaque sentiu falta, percebeu que estava faltando um elemento de extrema importância e significado para aquele momento de adoração a Deus.  Tipo específico de culto e adoração que eles saíram para praticar, incluía a morte de um cordeiro. Mas onde estava? Isaque fez a pergunta certa, para a pessoa certa e no momento certo. Até aquela altura da jornada, isso não fizera falta e estava tudo bem, eles todos, sem exceção eram adoradores e estavam numa jornada de adoração especial, além dos limites habituais de suas vidas. Mas ainda que a jornada tivesse chegado ao final, para os moços, ela ainda continuaria para Abraão e Isaque, que iriam mais adiante, mas acima, para concluírem a razão de tudo até ali. Agora que já estavam à sós, e todos os elementos estavam presentes, exceto um, o mais importante de todos, era justo que Isaque perguntasse, pois agora era uma ocasião onde cabia ao pai e a ele fazer tudo da maneira certa. Ele não fez uma pergunta a esmo, sem nexo ou falando ao vento, ou consigo mesmo, por isso a pergunta era boa e dirigida a pessoa certa. Se não era ele o responsável principal pela atividade, então era seu pai, e foi a ele, que foi dirigida a interlocução. Perguntas boas, feitas na hora errada, não ajuda; perguntas boas, feitas à pessoa errada, não resolve e não esclarece. Quando se trata de culto a Deus, o Senhor, a redenção é sempre o foco principal, pois a adoração reconhece a Deus como a pessoa que ele de fato é, e por isso é adorado, mas também reconhece a condição do adorador, como alguém carente e necessitado da graça e do perdão de Deus. A reconciliação entre o homem e Deus é feito sobre a base do sacrifício de um Cordeiro vicário, isto é, que foi sacrificado em substituição ao pecado arrependido e contrito, que aceita a substituição para receber os benefícios da morte substitutiva. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9.22). Isaque percebeu que sem cordeiro, não existe culto de fato, e ele não estava negando ou duvidando da existência do cordeiro, ele queria saber do pai, se o cordeiro não estava ali com eles sendo conduzido, onde ele estaria? Voce pode prestar um pouco de atenção nos atos de cultos dos nossos dias atuais e da maioria das igrejas, que se propõem serem bíblicas e os participantes serem adoradores de Deus, na categoria “em Espírito e em verdade” sobre a verdadeira presença do cordeiro? Há reuniões aos montes, com cânticos e cantorias, orações e rituais, citações da Palavra de Deus, encenações, exortações, apelos e aplicações, mas que de fato em nenhum momento o Cordeiro fez presença e também não fez falta? Ninguém nota, ninguém percebe! Culto é um ato de serviço a Deus! Só Deus pode ser cultuado, adorado e receber adoração. Em tais aglomerações, resultados são fabricados, produzidos com boa oratória e marketing. As performances e as luzes e cores, os tons e sonoridades produzem a atmosfera desejada. E o Cordeiro, onde está? Duas meias verdades podem não constituir uma verdadeira inteira; ao contrário, pode ser uma grande mentira.

Senhor Deus e Pai, a ti seja o louvor e a glória para todo sempre, por aquilo que tu és e pelo que fizeste por nós, lá no Calvário, com o sacrifício do Cordeiro que tira os pecados do mundo, especialmente os meus. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s