Deus Proverá Para si

Meditação do dia 09/12/2018

 “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.”  (Gn 22.8)

 Deus proverá para si – Estamos meditando no diálogo entre Abraão e Isaque enquanto eles subiam em direção ao monte do sacrifício, que fora revelado por Deus à Abraão. Quero ficar apenas um instante com foco na resposta do patriarca ao seu filho. Como escrevi na meditação de ontem, a pergunta de Isaque estava bem alinhada com o que entendemos ser o ideal na experiência de um adorador consciente. Agora Abraão diz ao filho que Deus proveria para si o cordeiro; observei que provavelmente, à primeira vista, se diria que Deus proveria “para mim ou nós” mas contrário, Abraão disse que proveria para si mesmo o cordeiro que eles ofereceriam em holocausto. O culto é para Deus, o significado dele é em razão do justo requerimento de Deus, onde sua justiça demanda um preço pela redenção dos pecados da raça humana. Entendamos que senão o preço de redenção, não há sentido em sacrifício de sangue. A adoração, o louvor e a glória devida à pessoa de Deus é pelo fato dele ser Deus. Ele é auto suficiente e não precisa de nada para se satisfazer ou se sentir completo ou realizado. Os sacrifícios de sangue, respondem ao apelo da justiça divina pelos pecados cometidos. Veja uma argumentação divina, via profeta de Israel: Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos” (Sl 50.13,14). Os mais experientes na vida cristã, já sabem que os sacrifícios exigidos na antiga aliança, tinha uma ligação de tipificação com o sacrifício definitivo de Cristo. Somos salvos, libertos, perdoados e aceitos diante de Deus como filhos e adoradores, porque existe uma provisão suficiente para cobrir toda a demanda necessária. A humanidade como todo não tem ciência dos custos disso tudo. Os salvos sim, em parte, à medida que crescem espiritualmente e se aproximam progressivamente da imagem de Deus no seu homem interior. Isso é similar dinheiro no país, ou seja, desde crianças vemos as notas e somos ensinados que se chama dinheiro e tem valor e cada nota vale X e as moedas também; assim que vamos crescendo e aprendendo a ler e exercitar os conhecimentos matemáticos, aprendemos a lidar com “o dinheiro” e sabemos quanta coisas se pode adquirir com X quantidade de dinheiro. Grande maioria das pessoas se forem perguntadas porque as notas tem esse valor? Umas dirão que não sabem, outras chutarão uma razão, outros vão dizer que nunca pensaram nisso. E você? Claro, é o lastro, uma quantia que a união tem em depósito e garantia dos valores que circulam. Se for emitido mais moeda do que valor, elas se desvalorizam pois não há garantias suficientes para todas. Olha uma folha de cheque, a quantia a ser preenchida só tem valor se houver fundo que garanta, senão é um mero pedaço de papel. Imagina também um barco navegando com cem passageiros e só tem noventa coletes salva vidas; quem entende e se preocupa com segurança, sabe que tá faltando e na emergência, vidas serão sacrificadas; agora se tiver mais coletes que pessoas, tudo bem; e se for o dobro de coletes em relação à pessoas? Melhor ainda, anula até pensar em riscos. Espiritualmente, Jesus, o cordeiro de Deus é essa provisão que cobre a nossa conta, a nossa dívida ou nossos riscos. A provisão é abundante, suficiente, mais do suficiente. Deus proveu para si o cordeiro, de forma que a sua justiça está satisfeita com o lastro, a provisão redentora, para todos os pecadores e todos os pecados. Se todo mundo se arrepender e se converter num único instante, há provisão suficiente para salvar a todos nesse exato instante. Não haverá sobrecarga no sistema e alguém vai ficar na fila para ser salvo assim que der… Abraão sabia disso, não sei como, mas ele sabia! Não precisamos saber todos os detalhes para sermos beneficiados, basta crer.

 

Senhor, obrigado por tua abundante provisão, em Cristo Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s