Havia Fome na Terra

Meditação do dia 04/01/2019 

E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.”  (Gn 26.1)

 Havia Fome na Terra – Estamos saindo de um grande crise no Brasil, não apenas financeira, mas política, moral e de credibilidade. Mas isso não é exclusividade nossa e muito menos coisa da era moderna e pós moderna. Desde que o mundo é mundo e as pessoas vivem em sociedade, surgem-se crises das mais variadas origens e motivos e sempre o homem conseguiu adaptar-se e sair delas e continuar sua jornada. Nos dias de Abraão houve crises e elas o forçaram a imigrar e produziu experiências nas quais Deus lhe ensinou muita coisa. Agora é a vez de Isaque aprender a lidar com situações que estão completamente fora da sua capacidade de controle e mesmo assim, teria que lidar com ela. Quando pensamos em crises no tempo de Abraão, no tempo de Isaque, podemos deduzir que há também as crises dos dias do Jason, do José, da Maria e de todos nós. Muito provavelmente, essa crise dos dias de Isaque, fora uma ausência prolongada de chuvas. Com uma grande parte da população vivendo da vida pastoril e um pouco de agricultura, está altamente vulnerável se faltar chuvas. Veja bem, com uma pequena mexida em um fator climático, a vida de muitas pessoas se transformam radicalmente em questões de poucos dias. Isaque fez o que a razão diz que deve ser feito; procurou um lugar conhecido, perto de pessoas conhecidas para se estabelecer e enfrentar aqueles momentos difíceis. Estou pensando nas iniciativas que todos tomamos diante de situações que já vimos ou ouvimos ou participamos ainda que indiretamente, como quando somos crianças e nossa família enfrenta situações difíceis e não é raro nossos pais tentar nos poupar, como se percebêssemos o que se passa ao nosso redor. Isaque ficou sabendo por seu próprio pai, pois isso fora antes do seu nascimento. O ser humano tem a capacidade de acumular conhecimento e assim não precisar aprender ou ensinar as mesmas habilidades a cada geração, como acontece com os animais. Replicar ações que deram certo no passado é a primeira tentativa de lidar com situações difíceis. Espiritualmente, isso não é regra, pois cada pessoa tem sua história e sua individualidade e os propósitos divinos são personalizados, sem falar que cada pessoa reage de modo singular às situações da vida. “O mesmo sol que amolece a cera, também endurece o barro.” Lidar com crises, na vida cristã exige fé e determinação de obediência à vontade revelada de Deus.

Obrigado, Senhor por cuidar de nós em tempos difíceis e conceda-nos a graça de vermos a tua mão nos guiando, para que nossas emoções não nos arraste para um tremedal de areia movediço de incredulidade e dúvidas. Fomos chamados para prevalecer e superar em todos os tempos. Obrigado pela ajuda, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s