Deus se Revela

Meditação do dia 05/01/2019 

E apareceu-lhe o senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;”  (Gn 26.2)

 Deus se revela – Dentro de um contexto de crise e na busca por solucionar os principais problemas, aparece um fator muito importante que é a comunhão com Deus. Uma vida religiosa é diferente de uma vida de comunhão e adoração. Uma surge do dever e a outra do prazer da companhia. Lançar mão dos recursos da fé faz toda a diferença, para quem se acostuma a depender do poder e graça divina. Como sempre coloquei para vocês nessas meditações, o cultivo desse relacionamento é voluntário e particular. Segue as regras dos bons relacionamentos, com regras e regulamentos informais de uma boa amizade. Os encontros não são necessariamente agendados e determinados, mas antes, são encontros provocados pela alegria e contentamento de estar juntos. Não há formalidade e nem obrigações senão aquelas impostas pela natureza de proporcionar alegria ao coração do outro. Humanamente falando, é uma relação um tanto desigual, pois Deus é o Todo-Poderoso, o Criador dos céus e da terra, como dizia Abraão: “O Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra.” Ele é simplesmente Deus, o Único e Verdadeiro Deus. Do outro lado, está o homem, bem, nem é preciso nomear uma lista de adjetivos que o qualifica; pois eu sou um, você também e estamos rodeados deles por todos os lados e conhecemos na própria pele a condição dessas criaturas. Também não precisamos ir para o outro extremo, arrasando com o pobre coitado. Somos o que somos, mais por questão de escolhas do que de origem. Essencialmente o homem foi criado perfeito, santo e inocente, dotado de muitos dons e habilidades, com recursos infinitos à sua disposição e colocado num lugar de fato aprazível para crescer, desenvolver-se e multiplicar. Mas…. veio o pecado e o resto é história. Mesmo assim, ainda somos amados, aceitos e objetos do amor de Deus que fez o maior projeto para nos contemplar com a salvação e a restauração a um estado de glória e comunhão, que está em pleno andamento e sendo o ponto principal, o sacrifício de Cristo na cruz. Estou falando e escrevendo isso, porque sempre enfrentaremos dificuldades e crises, e sempre estaremos procurando respostas e soluções. Quem cultiva uma boa vida devocional, como era o caso de Isaque, ainda que esteja na mesma situação que os demais, essa pessoa vai desfrutar de ajuda e direção que o torna diferenciado dos demais. Não há na Palavra de Deus, uma garantia de proteção que isenta os filhos de Deus de serem atingidos e molestados pelos dilemas que são comuns a todos; mas há sim, promessas e palavras poderosas de Deus e alianças firmes que tornam essas pessoas bem sucedidas mesmo quando diz o contrário. Ali, na palestina em Crise, todos seguiam numa mesma direção e todos recomendavam fazer o que era sensato e Isaque iria fazer a mesma coisa, quando Deus então se revelou a ele e disse para sair, não ir para o Egito, mas permanecer na terra que Deus iria lhe mostrar. Essa é a revelação que faz diferença! Para ouvir a voz de Deus, orientando pessoalmente uma pessoa, quando todos os sinais e maneiras de agir indicam exatamente o contrário, é necessário saber no coração que é de fato, a voz de Deus. Aprender a ouvir e discernir essa voz em meio ao vendaval e vozerio racional do dia a dia, faz toda a diferença. Não começar a buscar a Deus fervorosamente e com muita dedicação, quando a crise está alta, mas é fruto de comunhão, iniciada, mantida e sustentada em tempos de paz e sossego. Buscar a Deus de todo o coração não precisa ser só no desespero, mas na comunhão, amor e compromisso com a sua fé.

Senhor, graças te damos, porque da tua parte não há crises e nem momentos difíceis, pois tu és Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Tu és soberano sobre tudo e sobre todos. Obrigado por nos aceitar na santa e graciosa presença, em Cristo, por Cristo e para Cristo. No nome de quem oramos e adoramos, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s