A Importancia das Raízes

Meditação do dia 25/01/2019 

E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.”  (Gn 26.24)

 A Importancia das Raízes – Nos anos 80, o grupo Musical Vida Abudante, muito ligado à tribo dos betanienses, gravou uma música com o título “As Raízes” também nome do álbum, e continha a seguinte citação: As raízes… Cuide bem das coisas principais, Arraigado sempre firme na Palavra do Senhor Nada vai te abalar. As raízes…” Uma analogia entre árvores e vida humana é algo até trivial, fácil de entender o sentido que se pretenda dar. Nesse caso, o personagem da música, “o Tio Sampaio” falava do apego à verdade da Palavra de Deus na vida pessoal diária e comprometida, que serviria como “as raízes” para sustentar a árvore diante das tempestades e adversidades da vida. Sem raízes, ela tomba fácil, tal qual um cristão sem solidez na meditação e prática da Palavra de Deus; é mais do que leitura, estudo e memorização, trata-se de alimentar-se da fonte, degustando as porções a cada dia, nem de mais e nem de menos, mas alimentação saudável e balanceada. Mas ao deparar com o verso de Gênesis, na vida de Isaque e essa experiência com Deus, eu peguei outra vertente da idéia de raiz e até poderia ter optado por genealogia, geração, ancestral ou coisa assim, mas gostei da primeira e vou ficar com ela. Deus se revela a ele e reitera as promessas que ele já sabia desde pequeno e que seu pai recebera e passara isso como lição de casa talvez até antes dele entender até mesmo o sentido das palavras. Mas eram promessas, dentro do contexto de alianças e isso é muito firme, e muito forte, ainda mais que as garantias são todas dadas por Deus; assim, ficava pouco espaço para manobras evasivas e esses montões de desculpas que se costuma dar porque não se é fiel aos compromissos feitos com a fé e com o próprio Deus, ainda que a vida eterna ou a morte eterna esteja em questão. O Senhor disse que o abençoaria e multiplicaria sua descendência, tudo por amor de Abraão meu servo;” ou seja, Isaque era o abençoado, o beneficiário, mas tudo se fundamentava na raiz de onde tudo começou. Abraão foi fiel, testado, provado e aprovado e então celebrado a aliança eterna, com validade e ratificações para perpetuar, mas a razão para todos dali em diante receberem tais favores, incluído eu e você, é Abraão. Ninguém, senão Adão, começou sozinho ou é o primeiro de qualquer coisa nesse mundo. Tudo o que somos e fazemos faz parte de um contexto de gerações, anteriores a nós e pretendemos que também o seja posterior, até a volta de Jesus e daí em diante, só a eternidade para dizer como será. Somos herdeiros, somos a continuidade e a perpetuação de pessoas que viveram antes de nós e sem conhecer a história inteira é vaidade predispor-se a achar que “fiz tudo sozinho, começou comigo, sou pioneiro…” Espiritualmente, em Cristo temos uma nova história, por fomos nascidos de novo, sem conexão com sangue, vontade do homem ou da carne, mas prevalece a vontade de Deus. Assim, meu sucesso raramente é fruto só dos meus esforços e etc. Nossos pais espirituais, intercessores, e anônimos que nunca soubemos, pagaram e pagam um preço para que a graça de Deus mantenha sobre nossas vidas. Também somos filhos de Abraão e dali também sobra bênção para nós. Amém? Raízes boas, arvores boas e tudo se torna prenuncio de bons frutos. Pense nisso!

 

Pai, obrigado porque Jesus veio como “Raiz de Davi” e nele e por ele e para ele são todas as coisas, inclusive nossas vidas e o pouco de serviço e culto que podemos oferecer a ti de forma verdadeiramente agradável. Obrigado pelas nossas raízes espirituais e pela bênção de termos pessoas tão generosas colocadas por ti para investir em nós e nos habilitar para o teu serviço. Nossa gratidão, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s