As Provisões de Deus

Meditação do dia 13/02/2019 

 Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.”  (Gn 27.28)

 As Provisões de Deus – Muitos de nós quando nos convertemos e começamos a ler a Bíblia, nos deparamos com uma forma de linguagem bem distinta do nosso dia a dia e até vamos incorporando essa forma em nossa rotina de tal forma que se torna quase que um novo dialeto, o “Evangeliquês” e alguns até exageram na dose ao ponto de falar usando uma abundancia de termos e figuras bíblicas, de forma que só outro da mesma tribo o entende. Mas há o aspecto cultural, que enriquece muito não apenas nossas palavras e e vocabulário, mas verdades espirituais são assimiladas pelo espírito humano e vão formando conceitos interiores de grande valor para os relacionamentos interpessoais. Aqui, me refiro às bênçãos proferidas de umas pessoas sobre as outras e todas elas faziam questão de estar sob a autoridade de alguém notadamente próximo de Deus e que assim o representasse como um sacerdote, ainda que oficialmente não fosse do clero de alguma crença em particular. Abraão, foi chamado por Deus para ser uma bênção e andou com Deus, de forma que seus filhos e até conhecidos e contemporâneos o respeitava como um príncipe de Deus e de quem as orações atendidas. Isaque também, trouxe dessas experiências para sua vida e família e agora está ministrando na vida de seu filho, profetizando, ou seja, fazendo uma transmissão de autoridade sobre a vida ao declarar em nome de Deus verdades que seriam assimiladas pela pessoa e dele para seus descendentes. Isaque entendia, que os pais tem autoridade de Deus para ministrar na vida de seus filhos e profetizar sobre eles os designios do Eterno para que seus propósitos e alianças sigam sobre aquelas vidas. É uma pena que perdemos no decorrer dos tempos essa autoridade e essa responsabilidade. Tudo o que sobrou e hoje já quase extinta é o hábito formal e respeitoso de alguns que ainda pedem a “bênção” aos seus pais e avós, e eles também por tradição respondem: “Deus te abençoe!” O sentido bíblico de proferir uma bênção é mais profundo, mais sagrado e mais comprometido. A cultura secular inundou os conceitos da sociedade e com o advento da sociedade industrial, comercial, capitalista e agora com a pós modernidade, tudo o que se vê é as famílias “torcerem” para que os filhos “acertem na vida,” e isso significa no máximo, conseguir um emprego para se sustentar até o fim. Não mais se prepara os filhos para serem uma bênção e herdar o ministério e a graça de Deus conforme sua identidade e destino de uma vida com propósitos elevados; os filhos são preparados para sobreviverem e vencerem na corrida da sobrevivência. Isaque na sua bênção invocou a provisão divina que dependia dos céus, da produtividade da terra em termos de agronegócios, tanto pecuária como agricultura, pois eram as principais fontes de sustento e provisão de riquezas. O pai impetrava a benção e o filho recebia e assimilava o valor daquilo que lhe fora profetizado. Eles cobravam aquilo exatamente como hoje alguém faz valer os termos de um contrato válido e com artigos de grande valor que foram garantidos. Crer para eles era bem mais do que acreditar em alguma coisa. Isso é o que buscamos resgatar como patrimônio da aliança de bênção a que estamos ligados pela fé, como filhos e herdeiros de Abraão.

 

Senhor, obrigado por derramar sobre nossas vidas a bênção do conhecimento das verdades que estão registradas em tua Palavra e que permanecem valendo de geração em geração, por todos os tempos e agora são nossas, judeus e gentios como um só corpo em Cristo pela redenção. Graças pelo ação do Espírito Santo em guiar-nos a essas verdades de forma que podemos reivindicar sem ser irreverentes; sabemos que é imerecido e a graça é que nos habilita. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s