Rebeca, a Escolhida

Meditação do dia 28/02/2019 

 Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.”  (Gn 35.27)

 Rebeca a Escolhida – Uma faceta muito importante da prática de vida cristã é a ESCOLHA! Todos os dias fazemos muitas escolhas, algumas totalmente no automático, elas não dependem de raciocínio, cálculos ou estratégias; são corriqueiras e habituais. É evidente que a rotina de fazer as mesmas escolhas, o que chamamos de hábitos, podem levar a perigos devido a previsibilidade. De tão comum, nem mais atentamos para aspectos de segurança ou nos tornamos presa fácil de quem está nos observando e estudando para aplicar alguma ação. Outras ações tem mais peso e sobre elas gastamos mais atenção e intenções. Mas também tem as decisões de alto nível e alta complexidade, que só tomamos umas poucas vezes na vida e outras é uma única vez; então exige-se mais responsabilidade nos cálculos, porque isso também afetará a vida e os relacionamentos ao nosso redor. Como filhos e servos de Deus, adicionamos mais um fator nisso tudo, que são os planos e propósitos divinos para nossa vida individual, familiar, ministerial e até em termos de coletividade. Afinal, estamos aqui para cumprir um propósito, por isso mesmo temos uma identidade e um destino. Vamos pensar no quadro mais geral da história dessa moça; Eliézer, o mordomo de Abraão, saiu para uma terra desconhecida, uma cidade provavelmente grande e que deveria ter muitas, mas muitas moças em idade de se casarem. Seu trabalho era mais do que encontrar uma moça daquela nacionalidade ou etnia; seu senhor pedira que fosse alguém de sua família e naquela população toda havia apenas um irmão de Abraão, isso já restringia bastante a

sua busca. Eliézer orou e foi muito específico no seu pedido e ao mesmo tempo, afunilou tanto a alternativa, que só restava uma alternativa para a resposta divina: Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.”  Ele falou com Deus que iria fazer um pedido, tipo proposta para as moças que viessem ali naquele poço e A MOÇA que aceitasse esse pedido, seria aquela escolhida por Deus para ser a esposa de Isaque. Qualquer um de nos, naturalmente diria que era tão específica que dificilmente poderia vir a ser respondida por Deus; isso demandaria uma logística tremenda com muitas variáveis para tudo se encaixar e o plano dar certo. Mas se o mordomo orou agora, Abraão já vinha orando a muito mais tempo e ele e Deus eram velhos parceiros de atividades genuinamente milagrosas e fora do comum. Antes dele chegar àquele poço, o Altíssimo já vinha mexendo os pauzinhos e a coisa estava melhor do que a encomenda. Por razões que até a própria razão deve desconhecer, aquela moça prendada, com servas a ser dispor, resolveu naquela tarde ir pessoalmente e sozinha buscar água naquele poço. Abraão fizera escolhas, Isaque fizera escolhas, Eliézer fizera escolhas e Rebeca também fizera as suas e alguns deles não tiveram contatos com os outros para tudo coincidir assim. Alguém lá em cima gostava muito de alguém e pôs o universo para conspirar por uma única causa naquele dia. Mais do que interessante, engraçado, fortuito ou casual, a verdade é que Deus está sentado no trono de glória e Ele tem perfeito controle, domínio e governo sobre tudo e todos e para a nossa alegria, Deus está do nosso lado, estando nós do lado da verdade, da justiça e do que é certo. Deus tem como cuidar dos nossos assuntos, até os românticos e dos interesses pessoais dos nossos filhos, porque tudo isso tem à ver com o propósito eterno. Nada é por acaso. Deus faz suas escolhas e nós dá o prazer e o privilégio de participar de seus projetos. Rebeca foi escolhida por Deus para a missão de esposa de Isaque, matriarca da nação futura de Israel a capacitou a fazer as escolhas certas, no tempo certo e estar também no lugar certo para ser vista por aquele que fora enviado para lhe abençoar. Temos muito que aprender com ela, com toda certeza.

 

Senhor, graças te damos, por ser o Deus Todo Poderoso, o Senhor de tudo e de todos. Que bom que as nossas vidas está em tuas mãos, e não jogadas ao acaso aleatório do cosmos. Benditos sejam sempre os teus planos e propósitos para nós e para nossos filhos que são partes integrantes e preciosos dos projetos para um reino eterno e inabalável. A nosso fé se fortalece, ao saber quem está no controle de todas as coisas e até as mínimas. Sou grato, porque em Cristo Jesus, somos mais que vencedores, e nunca estamos abandonados e largados à própria sorte. Seja sempre louvado o teu nome e a tua glória, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s