O Servo Mais Velho da Casa

Meditação do dia 02/04/2019 

E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. (Gn 15.2,3)

 O Servo Mais Velho da Casa – Abraão a esta atura da vida estava com cento e quarenta anos de idade e Eliézer aparece como servo e mordomo, antes mesmo do nascimento de Ismael, aos oitenta e seis do patriarca, somando tudo, ele devia ter próximo, ou até mais de sessenta anos no cargo. Tamanha longevidade, acontece por capacidade operacional e fidelidade em suas atribuições. Como ele era um servo de Abraão, identifica-se perfeitamente com as figuras ou tipos bíblicos que produzem lições mui preciosas para todos nós. Ser chamado de servo, não é problema para nenhum cristão, muito pelo contrário, muitos se sentem até lisonjeados ao serem apresentados como “servos.” O que na verdade não pega bem para ninguém, é ser tratado como tal. O título, ou termo, atrai a idéia de humildade, serviço e disponibilidade; mas o tratamento dado a servos, revela o ego que está por trás da máscara, onde na verdade é bem mais agradável ser servido do que servir. Para alguns líderes, quanto mais bajulado, mais gente fazendo serviços, que é da alçada dele, principalmente os manuais e braçais, mais ele se orgulha de ser humilde e ser apreciado e honrado pelos seus discípulos. Os mais radicais afirmam que na verdade não existe essa de “grande servo de Deus!” Se é grande, então não é servo e se é servo, então não é grande! Servo é servo! O conceito de Jesus e notadamente o conceito divino e bíblico, é de que no meio dos seus discípulos, o grande é medido pela sua capacidade de amar e servir. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.26-28). Não temos esquecer aquela lição da “quinta feira santa,” quando Jesus trocou suas vestes e tomando uma bacia e uma toalha, produziu a maior revolução social da história da humanidade até então. Onde já se viu, um senhor, lavar e enxugar os pés dos servos. Os discípulos que estavam acostumados com as etiquetas sociais da sua cultura, com servos, senhores, maiores e menos e cada um no seu quadrado, se arrepiaram e até quiseram contestar Jesus na sua movimentação. Mas ele foi firme e incisivo: “Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo 13.6-8,13-15).

 

Pai, obrigado, por ser meu Deus, meu Pai, meu Senhor e ter a Jesus Cristo como Senhor e Mestre, em tudo o que essas palavras significam. Obrigado pela ajuda que o Espírito Santo me dá e a cada um de todos os teus filhos na caminhada cristã. Ser teu servo dignifica minha pessoa e valoriza o pouco que posso fazer. Mas pretendo servir com zelo e fidelidade, em gratidão a tudo que tens feito em mim e por mim, todos os dias que tenho vivido e todos os que virão não só nesta vida terrena, mas em tudo que as tuas promessas falam e à seu tempo se hão de cumprir por toda a eternidade. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s