Posicionado

Meditação do dia 09/04/2019 

“Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;” (Gn 24.13)

 Posicionado – Eliézer era um servo, um mordomo. Servo e mordomo de Abraão, amigo de Deus. Eliézer também era um servo de Deus e tinha comunhão, intimidade e reverencia na sua postura tanto para com um, como para com o outro. Ele sabia perfeitamente distinguir os papeis e estava ciente de que o seu senhor terreno, também era servo de Deus e sabia disso e agia como tal. Isso são constatações óbvias da minha observação dos textos que fazem o registro sagrado desses fatos, que compõem a história verdadeira de um dos capítulos da história da Obra da Redenção. Embora ela seja imensamente grande e desproporcional à capacidade humana, ela é efetuada por Deus, contando com a participação humana, objeto da própria obra; digamos: nós estragamos, temos que cooperar para consertar as coisas. Mas não é um castigo, ou peso sobre nossos ombros, ao contrário, é um prazeroso exercício de amizade e comunhão com Deus, que em Cristo tira todo e qualquer fardo de nossos ombros cansados e sobrecarregados com os pecados e os cuidados da vida. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Voltando à Hará, na beira daquele poço, ali estava o mordomo de Abraão, de pé, e em oração ao Deus que ele servia, mas que também era o Deus de seu senhor terreno que lhe validava os créditos para em nome dele orar a Deus. Ele estava ali em missão oficial representando Abraão numa situação que só mesmo Deus poderia viabilizar o sucesso da empreitada e seu senhor havia lhe dado as garantias de que ele teria sucesso devido à fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas feitas em aliança. Não era uma viagem de negócios, ou de cunho social de alguém procurando candidatas a querer se casar com um bom partido. Eliézer tinha convicção plena nas implicações eternas que adviriam dos resultados de sua jornada bem sucedida. Não era apenas uma moça boa para esposa do filho seu senhor, mas potencialmente uma matriarca de uma grande nação. Admito, que poucas pessoas tem tamanha percepção espiritual das coisas ao seu redor e do valor delas no tempo e na eternidade. Então, vendo isso em Eliézer, não temos como não ficar admirados, entusiasmados e felizes porque os planos de Deus se cumprem, nas mãos e vidas de servos, senhores, ricos, pobres, nobres e plebeus e é assim que vocês e eu também entramos nesse enredo. Não depende de nós ou de nossos pretensos curriculuns, mas da graça infinita e misericordiosa do Senhor. Quando Eliézer fazia fielmente ser serviço para Abraão, ele estava fazendo a obra de Deus. Ao vê-lo ali de pé, na minha comunhão, eu ligo isso a outros servos de Deus, como Ezequiel: E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava” (Ez 2,1,2). Deus pediu para o profeta ficar de pé; Eliézer já se apresentou de pé para falar com Deus. Daniel: “E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo” (Dn 10.11). As revelações e responsabilidades do ministério podem consumir e drenar toda a energia de um homem de Deus, mas o Senhor estará ao seu lado para o por de pé e falar com ele e lhe dar restauração e forças para seguir em frente. Homens de experiências tão profundas como Eliézer, Ezequiel, Daniel e outros devem nos inspirar à humildade e a busca por um nível melhor de comunhão e intimidade com Deus.

 

Senhor Deus e pai, graças por sua bondade para com seus servos, como filhos bem cuidados e amados, podemos estar em tua presença, por graça e misericórdia, mas com alegria e satisfação de servir a quem servimos, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s