Começando Antes de Acabar

Meditação do dia 26/04/2019 

 “E antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber.” (Gn 24.45)

 Começando Antes de Acabar – A experiência de Eliézer na oração junto ao poço, foi uma daquelas orações que chamados de “oração silenciosa,” algo íntimo e pessoal, sem palavras audíveis para quem esteja por perto. A longa caminhada em comunhão com Deus e os muitos testemunhos da história e de nossas próprias experiências pessoais, não nos deixam dúvidas de que realmente Deus responde as orações dos seus filhos e que ouve até aquilo que falamos silenciosamente no nosso coração. As vezes só em pensamento. Qual a novidade? Nenhuma! Ele é Deus! É Onisciente, Onipotente, Onipresente. Como disse o apóstolo Paulo, o seu Espírito perscruta todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus (I Co 2.9-11). Hoje, nós temos uma vasta bagagem de ensinos, teologias já discutidas e determinadas e até temos teorias de mais e práticas de menos. Aquele mordomo, criado numa cultura de muitos deuses, muitas adorações, muitas formas e rituais estava desfrutando de uma intimidade com um Deus pessoal, único e fora da curva de tudo que se apresentava ao redor deles. O Deus de seu senhor Abraão, não só recebia orações e cultos, mesmo sem ser ou ter uma representação física e material; mas era tão presente que a intimidade era perceptível de muito imediato. A sua experiência era uma verdade prática, antes de ser uma verdade teológica catalogada. Ele conhecera Deus e seu caráter santo e verdadeiro, antes de experimentar teorias sacerdotais e religiosas. Ele ficou maravilhado, ao orar apenas em seu coração, como se fosse um sussurro pessoal, um forma de desabafo, um desejo imaterial, quase uma fantasia de sucesso imediato. Mas ele mesmo viu com seus próprios olhos, a sua oração se materializando bem ali na sua frente. Do jeito que ele falou estava acontecendo, sendo que as palavras ainda não haviam terminado de serem ditas. Que maravilha!!! Isaías, o profeta messiânico disse em nome do Senhor: “E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falandoeu os ouvirei.  (Is 65.24). Quando o profeta Daniel se pôs em oração intercessória pela restauração da nação, embora levasse muitos dias para obter uma resposta, ela na verdade havia acontecido desde o começo. “Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão” (Dn 9.21-23). No famoso texto de Salmos 139 há um registro notável do saber de Deus sobre o fator humano. “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces” (Sl 139.1-4). A presença de Deus é maravilhosa!!

 

Senhor, só nos resta fazer destas palavras do salmista, a nossa oração de gratidão e reconhecimento do Deus maravilhoso a quem servimos. Tu és tremendo e santo e todas as coisas. Obrigado por colocar toda essa sabedoria disponível a nós, em Jesus e através do Espírito Santo. Nós de adoramos e te conhecemos cada dia mais. Isso se torna mais e mais maravilhoso e nossa caminhada de fé, se torna prazerosa. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s