Não Sou Quem Sou

Meditação do dia 23/05/2019 

 “E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.(Gn 27.19)

 Eu Sou Quem Não Sou – Desde os primeiros ensaios para se tornar pregador em nossas igrejas, até mesmo um aprendiz de professor de EBD, temos aquelas raízes de algumas termos bíblicos com suas versões interpretativas ou ilustrativas que aprendemos explicar e aplicar. Lembro-me bem sobre SINCERIDADE – do latim “sine cera” e lá vem a história do artista escultor com suas estátuas trincadas e cobertas de cera, vendidas como perfeitas, até quanto o proprietário as deixa expostas ao sol e lá se vai a cera, derretendo e revelando não só defeito da obra, mas principalmente do caráter do artista. Outra das antigas é HIPOCRISIA – que tem suas raízes nas apresentações dos antigos teatros gregos onde o ator utilizava uma máscara para representar o papel encenado. Na verdade, aquilo não era real, era uma apresentação, debaixo da máscara havia uma pessoa com sua própria história e realidade. Assim, hipócrita é alguém que usa máscara no sentido figurado, desempenhando na vida real um papel que na verdade deveria ser apenas encenado; ele não é autêntico, honesto, confiável. Pensando em vida cristã, é uma lástima, um desastre, pois a transparência, a verdade, a sinceridade e todas as virtudes da natureza de Cristo deve prevalecer no interior de quem ganhou uma nova vida, nascida do Espírito, gerado pela Palavra de Deus, uma semente incorruptível e incontaminável, segundo os autores bíblicos Pedro e Tiago. “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre” (I Pe 1.23). “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tg 1.18). Nosso amado Jacó, recebera um nome que agora valida a idéia de suplantador, enganador. Ao admitir participar da encenação arquitetada pela mãe que o ajuda a se travestir de Esaú e se apresentar ao pai e valer-se da boa fé de uma refeição caprichada e depois uma cerimonia espiritual de altíssima importância, com a bênção de Deus e a transmissão da herança dos direitos e responsabilidades das alianças já anteriormente celebradas entre Deus, o Altíssimo e seu avô Abraão e ratificada a seu pai Isaque, que passaria o bastão ao filho. Jacó assumiu mesmo o papel e afirmou para o pai: “…Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Ele não era Esaú; não era naturalmente o primogênito; não estava fazendo o que o pai mandara o outro fazer. Mesmo sendo totalmente fraudulento, era queria que: 1. O pai se levantasse; 2. Imediatamente; 3. Assentasse para comer; 4. Comer carne de cabrito se passando por carne de caça; 5. O abençoasse do fundo da alma. Os caipiras do interior diriam: “Venha a nós o vosso reino – mas fazer a tua vontade, nem pensar!” Não estou tentando malhar nosso amado irmão Jacó, nem mostrar que sou ou somos melhores ou mais piedosos, a idéia e refletir sobre o fato de que se deixarmos nos levar pelas circunstancias ao nosso redor, podemos ficar enredados e emparedados fazendo coisas que violam a nossa fé e a nossa consciência. Se passar por alguém ou algo que não somos, não é bom e não agrada a Deus e precisamos nos arrepender. Andar com Deus presume uma integridade e uma comunhão de idéias com ele e sua Palavra. Sejamos quem somos, afinal, Deus mesmo gosta de nós como nos criou, não precisamos atuar com máscaras para ostentar o que na verdade não somos e não é o que Deus tem para nós.

 

Senhor, obrigado por dar a cada um de nós uma personalidade única e ter um plano de bênção específico para todos os seus filhos. Somos quem somos por obra e graça da tua sabedoria e somos salvos, amados, acolhidos e abençoados pela fé em Cristo e sua obra perfeita na cruz. No nome dele, oramos agradecidos, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s