Irreconhecível

Meditação do dia 25/05/2019 

 “E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. (Gn 27.23)

 Irreconhecível – Já meditamos nessas passagens do ponto de vista de Isaque, Rebeca e agora vendo pelo de vista de Jacó. Acredito que o pior erro da vida é aquele do qual nada aprendemos. A história não registra especificamente sobre isso na vida de Jacó; mas o efeito do princípio d semeadura, aquele de colher tudo o que plantamos, foi muito claro e patente na vida no nosso patriarca. Posteriormente poderemos meditar sobre cada passagem individual, mas já podemos só à título de citação, dizer que ele foi enganado posteriormente pelo tio Labão com quem foi morar e não foi uma nem duas vezes. Começou pelo casamento com Raquel e ele só soube do peso cultural de não se dar a menor em casamento antes que a mais velha, depois que o leite já havia derramado. Depois vieram as questões contratuais de salário e assim foi por todos os anos que ele viveu por lá. Depois veio as intrigas entre seus próprios filhos e a separação de José. Provavelmente após cada uma das amargas experiências, ele lembrava do que fizera e de como seus pais devem ter se sentido. O outro lado da moeda, é a graça irresistível, como dizem os teólogos de plantão. Ele nunca foi rejeitado por Deus; nunca foi considerado indigno, ou desqualificado. Ao contrário, foi revestido da graça e perseverança em Deus para vencer suas próprias falhas e se manter firme na fé inabalável de ser servo do Deus único, amigo de Abraão e Isaque e com quem ele tinha alianças e foi firme, até o último instante de sua vida física. Foi um grande sacerdote para sua família, que se tornou uma tribo forte e posteriormente uma nação. Foi um intercessor fervoroso, profético e exerceu sua autoridade paternal com graça e sabedoria. Cai bem nesse relato, afirmar que Jacó realmente estava irreconhecível. Aqui ele se disfarçou bem, se passou pelo irmão e simulou quase tão bem que as poucas dúvidas que restaram a Isaque não foram suficientes para negar a bênção. Amados, nós que fazemos parte da Nova Aliança, alcançamos um nível de revelação de Deus muito maior do que eles tinham naquela época; agora o Espírito Santo de Deus habita de forma permanente em cada um dos filhos de Deus, para guiar a toda a verdade, fazer lembrar tudo o que Jesus Cristo ensinou e nos convencer do pecado e trazer a comunhão com Deus para um nível muito alto, próximo e relacional com Deus. Assim sendo, não podemos admitir erros em nossas vidas, como aqueles, pois os fins não justificam os meios. Para fazer justiça não podemos tomar o caminho da injustiça, da ditadura, do autoritarismo e da imposição. Para abençoar muitos não podemos admitir a destruir uns poucos; para firmar a verdade, não é aceitável um pouco de mentiras ou meias verdades. Isso vale para pregação, ensino, administração, fala, prática e tudo mais. Já sabemos onde isso vai dar e no que vai dar: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7.20-23). Não ser reconhecido nesse dia, será terrível!

 

Senhor, obrigado pelo caráter de Cristo ser implantado em nós. Graças pela comunhão e pela correção que sofremos a cada dia para andarmos na luz e sermos fiéis e firmes no cuidado com nossas escolhas e conduta. Fomos chamados para ser diferentes e fazer a diferença, com a graça e o poder do teu Espírito Santo. Em nome de Jesus oramos, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s