A Palavra e a Promessa

Meditação do dia 16/06/2019 

 “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.(Gn 28.15)

 A Palavra e a Promessa – Este sonho, não é um mero sonho! Esta palavras não são simples palavras! Essas promessas são mais do que desejos à caminho de realização! Jacó era um homem, como você e eu ou como tantos que conhecemos. O que o diferencia tanto são as experiências de vida e o grau de intimidade que ele adquiriu e cultivou com Deus. Não vale pensar ou imaginar que “naquele tempo Deus se mostrava mais e fazia encontros que já não se vê em nossos dias.” Nossa fé, nossa teologia e nossas convicções confirmam que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13.8). E Jesus é Deus! Naquela noite, e naquele sonho, Deus se revelou a Jacó, tal qual se revelara a Isaque e também à Abraão. O Senhor se fez conhecido de forma que eles pudessem experimentar e não somente ter uma noção ou uma influencia mental ou emocional. Aquilo mudou a vida daquelas pessoas e deu-lhes perspectivas de propósitos e destinos, a eles nos seus tempos e para as suas gerações e por longos tempos. Para alguém que está passando a primeira noite fora de casa na condição de exilado, sentindo-se inseguro, vulnerável e sozinho, não há melhor maneira de conhecer a Deus, senão como um Deus presente que de fato o conhece e está inteirado de todas as coisas que o cercam e o afligem. Foi assim que o ele teve conhecimento de Deus estaria com ele em todo tempo e em todo lugar. Pessoas costumam ligar a vontade de Deus e seus planos para suas vidas circunscritos á um local geográfico específico e com isso se apegam à algo material e temporal. As promessas de Deus e os compromissos que ele acorda conosco são abrangentes, exceto quando ele tem algo bem específico para cada caso, como no caso dos patriarcas que Ele especificou na promessa que seriam possuidores da Terra de Canaã, que conhecemos hoje por Palestina e adjacências. Jonas, recebeu uma missão específica: “E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis” (Jn 1.1-3). Jacó agora tinha uma mensagem e uma ordem para valer por todo a sua vida e passos que ele precisaria dar para que a promessa se confirmasse. Andar pela fé significa receber uma instrução de Deus e seguí-la na vida, mesmo sem novas grandes revelações. No caminhar do dia a dia, novas portas vão se abrindo ou fechando e oportunidades de confirmar o que já sabemos e manter nossa obediência intacta. Quando tais promessas são para gerações e mais gerações, temos que delinear ensinos e práticas fixam a direção e faça sentido para essas gerações que vão vindo e assumindo o seu papel e precisam se responsabilizar pela continuidade. Diferentemente de Abraão e os demais patriarcas que o centro de suas vidas seria a formação de uma nação comprometida com Deus em alianças eternas, nós como igreja temos como alvo principal a Grande Comissão e fazer isso dentro de um limite de tempo, que significa desde nossa conversão até o fim da nossa jornada terrestre ou à esperada vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Cada um de nós dentro de suas vocações e suas vidas, mas de olho na missão de levar o Evangelho a todo o lugar com expressa urgência. E também temos uma promessa maravilhosa: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.18-20).

 

Senhor, minha oração hoje será simplesmente dizer “AMÉM!” Tudo o que tens feito e tudo o que tens nos dado como missão, merece e precisa de nossa participação ativa. Por isso eu digo SIM, Senhor! Em nome de Jesus, amém!

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s