Um Poço no Campo

Meditação do dia 26/06/2019 

 “E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.” (Gn 29.2)

 Um Poço no Campo – Avistar um poço quando se está viajando num lugar deserto é uma visão agradável e animadora. O povo de Deus e suas jornadas, quer literalmente falando como os patriarcas e toda a nação de Israel fizeram nos tempos bíblicos antigos, ou sentido figurado, com alusão a vida espiritual e nosso relacionamento com Deus, sempre irá nos conduzir a um poço de água, ou poços. Não são encontros fortuitos ou aleatórios, dando sorte, mas sempre representam o cuidado de Deus em suprir o básico e necessário para os seus filhos e refrigerar-lhes a alma. Todo cansado, precisa de água e descanso. Jesus é a água da vida, aquele que sacia a nossa sede de forma permanente e definitiva. Jesus é o nosso melhor refúgio e descanso, ele oferece para todos os cansados e sobrecarregados. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt 11.28,29). Na sua jornada, Jacó avistou um poço no meio do campo; isso por si só já era uma boa notícia, mas para quem anda com Deus, está em obediência e no caminho da sua vocação, aliançado com Deus e firme nas promessas, uma boa notícia nunca vem sozinho, pois Deus tem sempre mais para os que nele confiam. O poço no meio do campo, já sugere que haja uma civilização por perto; há pessoas que suprem ali as suas necessidades. Ali há uma fonte de bênçãos. Onde há um poço no meio de um campo, há pessoas e há produtividade, alguém ali faz, produz, realiza alguma coisa. Ali certamente tem oportunidade para quem chega. Tudo isso precisa de confirmação, e para isso é preciso aproximação, o que nos sugere sociabilidade, desejo de ver pessoas, encontrar pessoas e criar relacionamentos. Gostamos de estar com pessoas e quando estamos solitários a muito tempo, isso é ainda mais precioso e convidativo. Jacó estava chegando a um novo lugar, seria por ali que ele iria iniciar a sua vida. Ali terminaria uma etapa e começaria outras. Gostamos da verdade vendida pelos publicitários, de que a primeira impressão é a que fica! Deixar uma primeira impressão boa ao chegar é muito bom e se for correspondido, bem recebido e acolhido, então não tem preço. Isso pode nos ensinar sobre nossos relacionamentos com novas pessoas que encontramos quando viajamos e visitamos outras pessoas, familiares, igrejas ou quando participamos de algum evento dentro da comunidade cristã. Pode muito bem servir para receber bem as pessoas novas que se aproximam de nossa comunidade de fé. Os visitantes em nossos cultos e reuniões onde elas são e serão sempre bem vindas. Um poço no meio do campo é uma bênção!

 

Senhor, obrigado pelos cuidados pastorais oferecidos a todos nós, como povo teu e rebanho do teu pastoreio. Obrigado pelas pessoas e igrejas que são verdadeiros oásis de conforto e refrigério para muitas vidas cansadas, que estão procurando socorro e ao nos encontrar, encontrarão também o caminho para saciarem sua sede. Deus seja louvado por todos que calorosamente recebem os que se aproximam. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s